Eduardo e Mônica, filme baseado na canção homônima da Legião Urbana, finalmente ganhou uma data de estreia oficial. O longa chega aos cinemas nacionais em 11 de junho, pronto para as comemorações do Dia dos Namorados, no dia seguinte.

Antes disso, o filme será exibido no Festival de Cinema de Miami no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher. Não é impossível que ainda antes da estreia comercial o longa seja exibido em outros festivais.

Eduardo e Mônica é estrelado por Alice Braga e Gabriel Leone e é dirigido por René Sampaio, que já tinha adaptado Faroeste Caboclo, outra canção da Legião Urbana, aos cinemas. O elenco conta ainda com Otávio Augusto, Juliana Carneiro da Cunha, Digão Ribeiro e Ivan Ribeiro.

Eduardo e Mônica, a canção, foi escrita por Renato Russo e lançado pela Legião Urbana no álbum Dois, de 1986, e foi um dos maiores sucessos do grupo, narrando a história completa do casal que mesmo sem ter nada em comum vive uma grande história de amor.

A Legião Urbana foi fundada por Renato Russo (vocais, violão, guitarras, violão, teclados) em Brasília, em 1982, e contou com Dado Villa-Lobos (guitarras) e Marcelo Bonfá (bateria e teclados), estreando em disco em 1985, e encerrando as atividades em 1996, com a morte de Russo por complicações decorrentes do vírus HIV e um quadro grave de depressão. A Legião foi a mais influente e importante banda de rock do Brasil nos anos 1980.