Um histórico instrumento musical será leiloado prometendo o início de uma enorme polêmica: o violão usado por Kurt Cobain no Acústico MTV do Nirvana será vendido à revelia da família do músico.

Foi anunciado hoje pela Julien Auctions de Beverlly Hills, nos EUA, que o violão Martin D-18 E, de 1959, será leiloado no dia 19 de junho.

O instrumento é o centro de uma disputa familiar. Herdado pela filha de Kurt Cobain com a também musicista Courtney Love, Frances Bean Cobain, o violão foi, segundo as duas, sequestrado por Isaiah Silva, ex-marido de Frances.

Silva alega que o violão lhe foi dado de presente de casamento, mas o acordo de divórcio com Cobain estabeleceu que ele deveria devolver o instrumento, porém, Silva não o fez. O caso foi à Justiça e Silva ganhou a causa e agora irá vendê-lo.

O violão de Cobain ficou bastante marcado pelo Acústico MTV do Nirvana, que foi um dos maiores sucessos da série e foi lançado em álbum como Unplugged in New York, em 1994. O fato do show ser acústico e o Nirvana ser uma banda de rock pesado, conhecida pelas guitarras distorcidas e realizar shows caóticos, inclusive, com um ritual de destruição dos instrumentos em meio à cacofonia, caos e barulho; com a banda se apresentando calma e serena, mas ainda intensa, causou bastante impacto.

Claro, o fato do show ter ocorrido após o lançamento do álbum In Utero, no fim de 1993, e seu lançamento em disco e vídeo doméstico após o suicídio de Cobain, em 1994, serviram para dar um ar de réquiem ao evento.

Em outubro do ano passado, o casaco que Cobain usou no Unplugged também foi leiloado, ao lado da guitarra elétrica que o músico usou em sua última turnê.

É esperado que violão Martin de Cobain pode atingir mais de 1 milhão de dólares no leilão.