Esta semana, o ex-vocalista do Oasis, Liam Gallagher lançou seu MTV Unplugged e o álbum estreou no primeiro lugar das paradas britânicas, marcando um feito importante: é o primeiro disco da linha Acústico da emissora a ocupar tal posto desde o volume do Nirvana, em 1994.

O cantor gravou seu Unplugged no Hull City Hall no ano passado, com um repertório que combina seus dois álbuns solo e algumas canções do Oasis.

A série de Acústicos da MTV começou nos anos 1990 e rendeu vários exemplares célebres, e o do Nirvana foi um dos mais importantes desses, gravado no final de 1993, mas lançado como álbum e vídeo apenas em 1994, quando o líder daquela banda, Kurt Cobain, já tinha morrido, vítima de suicídio.

O Unplugged de Gallagher marca uma série de feitos, já que chega ao número 1 das paradas britânicas já na primeira semana de lançamento tirando Chromatica de Lady Gaga do posto. O álbum também é o vinil mais vendido de 2020 até agora e coroa uma trinca de discos de Gallagher no Número 1, pois seus dois álbuns solo, As You Were (2017) e Why Me? Why Not (2019) também atingiram o topo.

A Official Charts britânica ainda traz o Oasis em duas posições no Top40, com a coletânea Times Flies no 20º lugar e o álbum (What’s the Story?) Morning Glory (1996), em 30º lugar.

Nas paradas dos Estados Unidos, organizada pela revista Billboard, o disco ainda não pontuou com destaque.

O Oasis foi fundado pelos irmãos Liam (vocal) e Noel Gallagher (guitarra) em 1991 e estreou em disco em 1994, se tornando um fenômeno de vendas no Reino Unido e, depois, no mundo inteiro, tornando-se uma das bandas mais importantes do rock da década de 1990. O grupo se separou em 2009, após uma briga dos irmãos, que nunca se reconciliaram. Liam Gallagher formou a banda Beady Eye, que lançou dois álbuns, antes de sair em carreira solo.