Morreu o ator Chadwick Boseman, famoso por ter vivido o Pantera Negra nos filmes da Marvel Studios e dos Vingadores. Ele lutava contra um câncer no cólon desde 2016, embora a informação não fosse pública.

Boseman morreu em sua casa em Los Angeles, ao lado da esposa e de sua família, informou o representante do ator à Associated Press, via The Hollywood Reporter. Ele interpretou ícones afroamericanos como Jack Robinson e James Brown antes de interpretar T’Challa em Capitão América – Guerra Civil, em 2016, e depois estrelar Pantera Negra, em 2017, que virou um fenômeno cultural mundial e arrecadou mais de US$ 1 Bilhão. Ele reprisou o papel em Vingadores – Guerra Infinita e em Vingadores – Ultimato.

Chadwick Boseman nasceu na cidade de Anderson, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, em 29 de novembro de 1976, filho de uma enfermeira e de funcionário de uma indústria têxtil. Ele pesquisou sua herança genética, que advinha de Serra Leoa e da Nigéria. Boseman escreveu sua primeira peça no Ensino Médio e foi estudar Direção de Filmes na Howard University, em Washington, DC, de onde conseguiu passar um tempo na British American Drama School, antes de voltar aos EUA para estudar na Digital Film Academy, em Nova York, onde passou a morar no Brooklyn.

Embora tivesse o plano de seguir carteira como escritor e diretor, começou a atuar e a partir de 2003 viveu vários papéis pequenos em séries de TV, como Third Watch, Law & Order, CSI: NY e ER (Plantão Médico), antes de conseguir papéis recorrentes em Lincoln Heights, em 2008, e People Unknown, em 2010. Nesse meio tempo, continuou a atuar no teatro, inclusive, com as peças que escreveu e dirigiu fora do circuito da Broadway.

A virada de sua carreira se deu em 2013, quando apareceu no filme 42, interpretando o pioneiro do Baseball, Jack Robinson; e também em The Kill Hole, um filme independente bem recebido. O caminho foi ascendente, fazendo Draft Day com Kevin Costner; vivendo James Brown em Get It Up; e participando de Deuses do Egito; antes de aparecer como o Pantera Negra em Capitão América – Guerra Civil, em 2016; sendo também aclamado em seguida no papel de Thugood Marshall em Marshall, dirigido por Reginald Hudlin (que curiosamente escreveu uma acalmada fase do Pantera Negra nos quadrinhos da Marvel); e ganhando destaque também em 21 Bridges. Em 2020, ele estrelou Da 5 Bloods de Spike Lee para o Netflix.

Boseman se preparava para interpretar Yasuke, o primeiro samurai negro. Grande parte de seus filmes mais conhecidos ele fez em meio a sessões de quimioterapia, pois descobriu o câncer em estágio avançado, nível 3, há 4 anos atrás.

Chadwick Boseman tinha 43 anos.