Tudo aponta que Homem-Aranha – Sem Volta Para Casa será o maior filme do ano em termos de bilheteria. A terceira aventura da franquia partilhada entre a Sony Pictures e o Marvel Studios estreou esse fim de semana quebrando uma série de recordes de arrecadação e já se apresenta como a terceira maior estreia de todos os tempos nos Estados Unidos!

As estimativas de domingo colocavam o longa com uma arrecadação de US$ 253 milhões apenas nos Estados Unidos, batendo o terceiro colocado do ranking, Star Wars – O Despertar da Força, que fez 247 milhões em 2015; e ficando atrás somente dos campeões Vingadores – Guerra Infinita (257 milhões) e Vingadores – Ultimato (imbatível, com 357 milhões). Como o leitor pode notar, como Peter Parker aparece em ambos os filmes das posições 1 e 2, significa dizer que o amigão da vizinhança está nos três filmes com as maiores aberturas de bilheterias da história dos EUA.

E não termina aí. Considerando o mercado global, Sem Volta para Casa arrecadou outros 334 milhões nas estreias de outros países desde quarta-feira passada. Isso significa que a aventura liderada por Tom Holland soma nada menos do que US$ 587 milhões no mundo, o que é um valor incrível para o primeiro fim de semana, ainda mais, quando consideramos que não houve lançamento na China ainda.

Os números sugerem que Homem-Aranha irá se tornar a maior bilheteria global de 2021, batendo 007 – Sem Tempo para Morrer e o último Velozes & Furiosos. E a arrecadação no Brasil também parece estar quebrando recordes.

É um fenômeno interessante que mostra que uma grande parcela do público começa a voltar aos cinemas após a crise da pandemia de Covid-19. Ao contrário dos números dos concertos musicais que o HQRock exibiu nesses dias (veja aqui), a arrecadação cinematográfica do cabeça de teia já pode ser considerada paritária ao período pré-pandemia. O que pode ser um indicativo positivo de uma recuperação do mercado de cinemas blockbusters tão logo a Covid-19 seja superada.

O vírus ser superado é uma grande questão. Mas essa bilheteria acende esperanças quanto à recuperação desse mercado pós-pandemia.

Conheça a História do Homem-Aranha nos Quadrinhos neste Dossiê super-especial do HQRock!