Dois eventos cinematográficos associados ao Pink Floyd ganharam destaque na imprensa hoje. Em primeiro lugar, foi divulgado pela Mercury Studios o primeiro trailer de Have You Got it Yet?, documentário que narra a vida do cantor e guitarrista Syd Barrett, primeiro líder da banda Pink Floyd; e em segundo, Roger Waters vai exibir ao vivo um show de sua turnê europeia em cinemas do mundo todo, inclusive, no Brasil.

Have You Got it Yet?: the Story of Syd Barrett and Pink Floyd é dirigido por Roddy Bogawa e pelo falecido Storm Thorgeson (que fez a maioria das capas dos discos do Pink Floyd e morreu em 2013), e traz a trajetória do músico que ajudou a fundar o grupo, mas foi expulso por causa de seus problemas com as drogas e passou 30 anos vivendo como um recluso até falecer de câncer em 2006. O longa traz depoimentos dos outros três membros vivos do Pink Floyd (Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason) e outros nomes da música. É uma obra com a autorização da família de Barrett e da banda.
Aqui está o trailer:
O filme estreará nos cinemas do Reino Unido em 15 de maio próximo e chega aos EUA e Canadá no final de junho. Não há ainda uma data para o resto do mundo.

Enquanto isso, o ex-baixista e compositor Roger Waters irá transmitir ao vivo seu concerto em Praga, na República Tcheca para mil e quinhentas salas de cinema pelo mundo, em 50 países, incluindo o Brasil, que adere ao movimento pela UCI Cinemas. O concerto ocorre no dia 25 de maio na O2 Arena local. As cidades que irão receber o evento são:
- Campo Grande
- Canoas
- Curitiba
- Fortaleza
- Juiz de Fora
- Manaus
- Recife
- Ribeirão Preto
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Bernardo do Campo
- São Luís
- São Paulo
O site da UCI informa que a sessão será às 20h45, mas é melhor ficar monitorando o site até a data do evento.
Roger Waters apresenta a turnê This is Not a Drill, que tem forte componente político e tem causado algumas polêmicas recentemente. O músico lançou recentemente dois trabalhos, Lockdown Sessions e uma versão solo do álbum The Dark Side of the Moon, originalmente lançado pela banda em 1973 e que é sua obra mais aclamada.
O Pink Floyd foi realmente fundado por Roger Waters (baixo e vocais) em Londres, em 1964, mas o projeto só decolou no ano seguinte com a entrada do cantor e guitarrista Syd Barrett, seu amigo dos tempos em Cambridge, no interior da Inglaterra, que se tornou o líder e principal compositor da banda, que batizaria de Pink Floyd pouco tempo depois. Com as adesões de Richard Wright (teclados) e Nick Mason (bateria), a banda se tornou uma sensação na nascente cena psicodélica de Londres, o que os levou a ser contratados pela gravadora EMI e estrear em disco com sucesso de público e crítica em 1967, com os singles Arnold Layne e See Emily play e o álbum The Piper at the Gates of Dawn. Porém, o abuso de drogas (e provavelmente, esquizofrenia) deixaram Barrett simplesmente louco, e ele foi expulso da banda e substituído por seu amigo de Cambrige, David Gilmour, no início de 1968.

O quarteto Waters, Gilmour, Mason e Wright rapidamente saiu das sombras de Barrett e reafirmou seu nome como a mais importante banda alternativa do Reino Unido, numa obra cheia de experimentalismo, com Waters emergindo como novo líder e principal compositor e Gilmour como o principal vocalista e um dos maiores guitarristas do rock inglês. Ainda com sonoridade underground, o Pink Floyd continuou emplacando discos nas 10 Mais britânicas e acabou se tornando um fenômeno mundial com o álbum Dark Side of the Moon, de 1973, que os transformaram numa das mais populares bandas do planeta, com uma obra aclamada que prosseguiu com Wish Were You Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979). As tensões entre Waters e o restante do grupo resultou nele se desligando da banda e o trio Gilmour, Wright e Mason continuando juntos por mais uma década até encerrarem as atividades em 1996.

