O vocalista Liam Gallagher anunciou ontem que fará uma turnê para celebrar os 30 anos de Definitely Maybe, o primeiro álbum de sua ex-banda Oasis. O pacote inclui um conjunto de 12 shows no Reino Unido, pegando carona em um relançamento do disco com algum material novo. O grande “senão” é a ausência do guitarrista e compositor Noel Gallagher, seu irmão e desafeto público. Daí que a imprensa se apressou em chamar o evento de uma “volta do Oasis”, mas isso não é verdade. Não se engane: o anúncio oficial do cantor coloca seu nome à frente da turnê, não o da banda.

A formação original do Oasis: McCarroll, Arthurs, Liam, McGuigan e Noel.

É quase certo que Liam queria realmente reunir a velha banda, mas esbarrou no irredutível Noel, que não parece disposto a voltar a trabalhar com ele. Daí que, alguns dias atrás, Liam havia escrito no Twitter que faria a turnê de comemoração com ou sem seu irmão e o anúncio se deu ontem, confirmando tudo.

A mensagem diz que Definitely Maybe foi o disco mais importante dos anos 1990 e que “eu não estaria em lugar nenhum sem ele e vocês também não deveriam estar, então, vamos celebrar juntos!”. As imagens de seus posts no Instagram utilizaram imagens do guitarrista Paul “Bonehead” McArthur, da formação original do Oasis, que acompanhou os shows do vocalista recentemente, antes de se afastar para o tratamento de um câncer. Isso sugere que ele irá participar dos concertos, mas não há nenhum outro ex-membro da banda associado oficialmente ao evento.

Liam e Noel: guerra constante.

O irmão Noel disse em entrevistas mais ou menos recentes que prevê que a reunião do Oasis ocorrerá em algum momento do futuro, mas apenas nas condições corretas, e disse ao New Musical Express que nunca tinha recebido uma oferta séria de retorno do Oasis. O guitarrista era o principal compositor da banda, que acabou após uma briga séria entre os dois irmãos em agosto de 2009. Os dois nunca se reconciliaram depois disso, embora Liam constantemente clame por uma reunião da banda.

A lista de shows comemorativos é a seguinte, segundo o NME:

  • June 2024
  • 02 – Sheffield, Utilita Arena
  • 03 – Cardiff, Utilita Arena
  • 06 – London, The O2
  • 07 – London, The O2
  • 10 – London, The O2
  • 15 – Manchester, Co-op Live
  • 16 – Manchester, Co-op Live
  • 19 – Glasgow, OVO Hydro
  • 20 – Glasgow, OVO Hydro
  • 23 – Dublin, 3Arena
  • 24 – Dublin, 3Arena
  • 27 – Manchester, Co-op Live

Segundo as postagens do artista, os concertos trarão o álbum na íntegra junto a outras canções da época: num período de histérica criatividade, a banda lançou um grande número de singles e Lados B de grande qualidade antes da chegada do segundo disco no ano seguinte, o que garante farto material. Definitely Maybe traz clássicos como Supersonic, Live forever, Rock’n’roll star e Cigarettes and alcohol e os Lado Bs dos compactos da época estão repletos de boas canções, como Whatever, Fade away, Listen up, Sad song e Masterplan, que é originalmente cantada por Noel e seria interessante ganhar uma rendição na voz do vocalista.

Liam Gallagher anda com uma carreira solo de vento em popa, com três álbuns de grande sucesso As You Were (2017), Why Me? Why Not? (2019) e C’Mon You Know (2022) – além de algumas compilações ao vivo, incluindo Live at Knebworth 22 (2023), que marcou sua apresentação como headline num dos mais importantes festivais da Inglaterra, que marcou também a carreira do Oasis em 1996. O cantor já disse que seu quarto álbum individual já está pronto, mas não há uma data de lançamento.

O Oasis se formou em 1991 pela iniciativa de Liam Gallagher, mas ganhou impulso com a entrada de seu irmão, Noel, algum tempo depois, com o guitarrista assumido a função de compositor, enquanto Liam conduzia o grupo no palco com sua voz marcante, carisma e arrogância. Descobertos pelo selo independente Creation Records, lançaram Definitely Maybe em 1994, que se tornou o disco de estreia de maior sucesso da história do Reino Unido. O segundo disco, (What’s the Story) Morning Glory? (1995) consagrou a fama mundial do grupo como um dos mais importantes da década de 1990 e líder absoluto do movimento do Britpop.