Nos últimos dias, fãs brasileiros perceberam que diversos artistas tiveram canções desabilitadas no Spotify, o que impede a audição delas. Dentre os músicos, nomes como Djavan, Maria Bethânia, Gal Costa, Roberto Carlos, Ana Carolina e o ex-Beatles John Lennon. Aparentemente, nem a plataforma de streaming sabe o que aconteceu.

A imprensa começou a noticiar o evento hoje pela manhã e fãs notaram que os álbuns Luz (1982) e Lilás (1984) de Djavan havia “desaparecido” do streaming, assim como vários álbuns de Roberto Carlos das décadas de 1980 e 90, o álbum Gal Canta Caetano de Gal Costa, As Canções que Você Fez para Mim de Maria Bethânia cantando canções de Roberto Carlos. No caso de John Lennon, os dois primeiros álbuns da carreira solo do ex-Beatles – Plastic Ono Band (1970) e Imagine (1971) – foram “apagados” e as versões de relançamento de anos recentes (com faixas bônus) estão disponíveis, mas com a maioria das canções bloqueadas sem serem possíveis de tocar.

A assessoria do cantor Djavan se manifestou oficialmente em suas redes sociais afirmando que estava em diálogo com o Spotify para identificar o que era o problema. A revista Rolling Stone Brasil não conseguiu resposta da plataforma e a Folha de São Paulo publicou que a assessoria de imprensa do Spotify apenas disse que estava “apurando o problema”, o que significa dizer que eles não sabiam o que tinha acontecido.

O problema parece restrito ao Brasil, pois não há informes na imprensa internacional até agora sobre algum problema com o acesso à música de John Lennon, por exemplo. Ao longo da tarde, algumas das canções voltaram ao ar sem a devida explicação.

Por outro lado, a imprensa – como G1 e Folha – percebeu que os artistas envolvidos são distribuídos pela Sony Music, que se manifestou à Folha dizendo que vai apurar para ver se o problema envolve a gravadora ou apenas o Spotify.