Como é curioso o mundo do entretenimento tentando manter segredo sobre suas tramas… Durante sua participação no Santa Barbara International Film Festival, o ator Mark Ruffalo, que está em evidência por sua participação em Pobres Criaturas, foi perguntado sobre o Hulk e o MCU e disse que vai voltar em Capitão América – Admirável Mundo Novo, apenas para ser desmentido pela imprensa… Como assim?
Vamos por partes…

Primeiramente, Ruffalo, que há apenas poucos dias ganhou sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, disse que iria voltar na quarta aventura do Capitão América. Essa informação era segredo até agora, pois nenhuma manifestação do Marvel Studios dava a entender que Bruce Banner ou o Hulk estariam na estreia cinematográfica de Sam Wilson empunhando o escudo do amigo Steve Rogers. Porém, assim como o colega Tom Holland (o Homem-Aranha), Ruffalo acumulou uma reputação de “bocão”, que não consegue guardar os segredos exigidos pelo estúdio.
E mais que isso… Perguntado sobre a possibilidade de um filme solo do Hulk, o ator disse que isso não era possível de acontecer, e quando se insistiu, disse que até onde sabe, não é possível. O tópico envolve uma disputa entre a Marvel e o Universal Studios sobre a propriedade do personagem quanto aos royalties para o cinema. Pelo visto, aqueles rumores de que esta questão teria sido resolvida parece que não se confirmaram. Infelizmente.

A imprensa se animou com a informação do Hulk em Admirável Mundo Novo e isso deve ter feito os executivos da Disney e o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, arrancarem os cabelos, porque queriam guardar o segredo, então, incumbiram a revista Variety de “desmentir” a notícia: segundo o respeitado veículo, a informação de Ruffalo foi um equívoco.
Será?
Acreditamos que não.
Para complementar, esses dias, uma pretensa foto de um logo usado pela equipe de filmagem de Admirável Mundo Novo parecia confirmar a presença do Hulk Vermelho, o que só reforça a ideia de que Banner e seu alter-ego também estará presente. Explicamos…

O que é oficial sobre a trama de Admirável Mundo Novo é que Sam Wilson (Anthony Mackie) está se estabelecendo no papel do novo Capitão América (depois de ter assumido o escudo na série de TV Falcão e o Soldado Invernal) e enquanto enfrenta a oposição do general Thaddeus Ross (agora vivido por Harrison Ford, já que William Hurt, que vivia o papel, faleceu há alguns anos), histórico opositor dos Vingadores (ver Capitão América – Guerra Civil e Viúva Negra), que agora é o presidente dos Estados Unidos; o herói precisará também enfrentar a ameaça mortal do Líder, um supervilão de inteligência extrema.

Agora, vamos aos desdobramentos e rumores. Nas HQs da Marvel dos anos 2010, Ross se transformou no Hulk Vermelho, uma variação do nosso velho amigo verde, e todo mundo aposta que a entrada de um ator A-List como Harrison Ford para assumir o personagem é o indicativo principal de que o general-presidente irá se transformar na criatura vermelha de raiva.

E tem mais… O Líder, o vilão da aventura, é o arqui-inimigo do gigante verde nos quadrinhos. Ross é seu maior opositor histórico, pois nas velhas HQs era o responsável no Exército por perseguir a criatura cheia de raiva que só queria ficar sozinha. E como se tudo isso não fosse o bastante, o filme também já confirmou o retorno da personagem Betty Ross (vivida por Liv Tyler), filha do general e maior interesse romântico de Bruce Banner nas HQs (os dois até casaram nas histórias dos anos 1980!). Tyler tinha aparecido, ao lado do falecido William Hurt em O Incrível Hulk, o segundo filme do Marvel Studios, lançado no distante 2008, quando Bruce Banner fora vivido por Edward Norton. Este ator não considerado colaborativo o suficiente (essa é a explicação oficial), então, quando Banner voltou para se unir aos demais heróis em Os Vingadores, de 2012, Norton foi substituído por Ruffalo no mesmo personagem. Hurt regressou como Ross outras vezes, mas Tyler nunca tinha retornado nem sido citada no MCU até agora. É seu grande retorno, algo que os fãs pedem a muito tempo.

Ah, e em O Incrível Hulk, Tim Blake Nelson viveu o cientista Samuel Sterns, que bem no fim do filme é infectado pela radiação gama e se transforma no Líder. E desde então, jamais apareceu de novo. E agora voltou.

Notaram? Apesar de ser pretensamente um filme do Capitão América, todos os elementos narrativos até agora pertencem ao universo particular do Hulk: Ross, Betty, Líder, Hulk Vermelho. Esperar que o Hulk original não apareça nesse filme é quase um dissenso. Ruffalo deve aparecer, por mais que a Marvel queira guardar segredo. E deve combater mano a mano Ross/Hulk Vermelho e até apostamos que isso irá abrir espaço para mais uma transformação do gigante verde que, desde Vingadores – Ultimato, está pacificado na forma do Professor Hulk, uma versão calma, não raivosa do gigante de jade, que mantém a consciência e a inteligência de Banner no corpo do monstro verde. Isso não vai durar e apostamos que será desfeito em Admirável Mundo Novo.

E para completar… Admirável Mundo Novo é o nome do uma história do Hulk! Uma HQ clássica dos anos 1970, escrita por Roger Stern e desenhada por Sal Buscema e publicada entre The Incredible Hulk 223 e 225, de 1978. E sabe o que acontece nela? Ross e o exército estão desesperados para deter a “ameaça” do Hulk e o Líder, já um notório vilão e criminoso, aparece para o general e se oferece para matar o gigante verde por vingança às suas batalhas passadas, e Ross faz “o pacto com o diabo”, dando suporte para as ações do Líder, o que, claro, termina em tragédia e na desgraça da vida militar de Ross, quando o esquema é descoberto.

Parece um plot que se encaixa perfeitamente no filme, não é mesmo? Talvez, transferindo o objeto para o Capitão América/Sam Wilson… O presidente Ross não se conforma com as ações impunes do heróis (os Acordos de Sakovia que impediam os Vingadores de agirem sem sanção da ONU desde Guerra Civil foram revogados após o Blink de Thanos em Vingadores – Guerra Infinita, que dizimou metade da população da Terra [e do Universo], ainda que tal situação não esteja totalmente clara desde Vingadores – Ultimato). E, de modo escuso, Ross deve dar apoio às ações do Líder para lidar com isso, mas (aí, somamos a trama dos anos 1970 àquelas mais recentes) o vilão deve se aproveitar para infectar Ross de algum modo, e ele vira a grande ameaça física do terceiro ato do filme. E no meio disso tudo, o Hulk deve estar presente e confrontar Ross/Hulk Vermelho ao lado de Sam Wilson. Tal ação deve deixar Ross em desgraça e acabar com sua vida militar. Mas (apostamos) terá outra consequência mais nefasta em Bruce Banner.
Afinal, não há sentido em usar todos esses elementos do universo do Hulk sem que o próprio Banner apareça.
Bom, veremos em 2025, quando o filme for lançado nos cinemas.
Captain America – Brave New World foi filmado no ano passado, mas passará por extensas refilmagens este ano para o lançamento em 14 de fevereiro de 2025. O longa é dirigido por Julius Onah e tem roteiro de Julius Onah, Malcolm Spellman e Dalan Mussom, enquanto que as refilmagens são escritas por Matthew Orton.

