Tem gente que diz que a crise é um ótimo campo de oportunidades. E, de fato, com o mercado cinematográfico em sua maior crise, os estúdios estão em busca da “franquia perdida” que lhes faça ganhar algum dinheiro, o que contamina também o mercado da TV, agora via streaming. Por isso, não apenas os estúdios investem em franquias já consolidadas – que tal três séries diferentes do Zorro na TV? Isso é real – ou se esforçam para trazer de volta coisas que já acabaram faz tempo. Até retornos falsos oficiais já fizeram – alguém aí ouviu Harry Potter ou Friends?!!! Mas algumas séries ganharam especiais ou novos finais…

E por que não Smallville? Exibida na primeira década deste século, a série que mostrava as aventuras do jovem Clark Kent antes de virar o Superman foi um enorme sucesso e a primeira experiência de um universo amplo de personagens da DC Comics em live action, precursora assumida do Arrowverse. E por causa disso, o programa tem uma vasta base de fãs, não apenas daquela época, mas também alguns novos que assistiram à série após seu fim, em 2011.

Smallville teve a dignidade de produzir um final verdadeiro, não foi cancelada e ficou pela metade. E até ganhou uma brevíssima coda, quando os astros Tom Welling (Clark Kent) e Erica Durance (Lois Lane), apareceram como suas versões mais velhas no crossover de Crise nas Infinitas Terras, que reuniu as séries do Arrowverse, como Arrow, The Flash ou Supergirl.

Clark e Lois em Smallville.

Mas como Smallville trouxe as aventuras de Clark antes de ser o Superman, com o jovem vestindo o uniforme e a capa apenas nas cenas finais do programa, sempre haverá espaço para mais. Houve até uma HQ digital, publicada pela DC Comics, com a “temporada 11” do show. Mas que tal um telefilme – para o Max, o streaming da Warner Discovery – para dar um novo final?

Tom Welling.

Em janeiro deste ano, Tom Welling participou do podcast Inside of You, apresentado por Michael Rosenbaum, seu amigo e que interpretou o jovem Lex Luthor na série. E o apresentador questionou se ele voltaria para um derivado da série, e Welling foi direto:

Claro! Quero dizer… (…) estávamos em uma das séries de maior sucesso da história da televisão: no top 50!

Embora o ator se queixe em seguida de não ter recebido convites para trabalhar dos membros criativos da equipe do programa depois que ele acabou.

Michael Rosenbaum.

Agora o jogo virou e foi a vez do próprio Michael Rosenbaum. Entrevistado pelo Screen Rant, ele também deu uma resposta positiva e reforçou o aceite de seu amigo protagonista:

Outro dia perguntei a Tom [Welling]: “se Al [Gough] e Miles [Millar – os criadores do programa] viessem até nós e dissessem: “tivemos uma ótima ideia para um filme de Smallville”? “Queremos que vocês fiquem em forma pelos próximos dois meses, e então, vamos filmar esse filme como um verdadeiro final”. Nós dois pensamos: “sim, seria o máximo!”. Muitas outras séries estão fazendo isso. Eu certamente consideraria.

Claro, teria que ser algo com sentido. Mas se Al e Miles fizessem isso e quisessem fazer um filme de uma hora e meia, eu acho que eu e Tom… que todos nós consideraríamos isso. Acho que nos divertiríamos voltando, mas, também, teríamos que nos esforçar para retornar a esses personagens, com suas personalidades, porque, agora, estamos muito mais velhos. Mas se você raspar minha cabeça e me maquiar, ainda funciona.

Smallville mergulha fundo na psiquê de Lex Luthor.

É uma realidade que poderia acontecer. De novo, como terminou no início da carreira do Superman, haveria muito espaço para vermos o homem de aço e Luthor em ação desenvolvendo aquele mundo, inclusive, na terrível condição do vilão assumindo a presidência dos Estados Unidos sete anos após os eventos da série, como mostra o finale de Smallville. O fato de Welling e Rosenbaum estarem mais velhos agora, na verdade, é um benefício para contar uma aventura “do futuro” dos personagens.

Obviamente, o maior desafio é o reboot do DCU com um novo Superman nos cinemas e a Warner não vem se mostrando disposta a diluir sua propriedade para mostrar mais de uma versão live action do mesmo personagem. Tanto que já foi anunciado o fim de Superman & Lois, o último subproduto do Arrowverse, para deixar o caminho livre para Superman, o novo filme que estreia no ano que vem, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswett.

A coisa é tão série que há rumores de que The Batman 2 nem vai acontecer para que o caminho fique livre para um novo homem-morcego também. Não viu? Veja aqui no HQRock!

Lex e Clark se reencontram após três anos nas ruínas da Mansão Luthor.

Welling e Rosenbaum já tentaram vender a ideia de prosseguir Smallville com uma série animada, o que parece não ter sido aceito pela Warner, em vista que o tema sumiu da fala deles. Seria algo mais fácil, pois não envolveria o trabalho físico dos atores, apenas suas vozes, e não entraria em um choque tão direto com o DCU, mas parece que não é momento.

De qualquer modo, como alguns filmes fora do DCU continuam sendo produzidos – está vindo um Coringa 2 aí e, oficialmente, pelo menos, The Batman 2 continua em pré-produção, e até existe um projeto de fazer um filme com um Superman negro – então, os fãs podem guardar alguma esperança de ver, no futuro, Welling e Rosenbaum de volta à pele de Clark Kent e Lex Luthor.

Quer conhecer mais sobre Smallville ou lembrar? Veja aqui o Dossiê sensacional do HQRock com Os Melhores Momentos da Série!

Lex Luthor presidente dos EUA em “Smallville”.

Smallville foi produzida pela antiga The CW, criada por Al Gough e Miles Millar, e teve 10 temporadas completas, somando quase 120 episódios, entre 2001 e 2011. Os criadores se desligaram do programa após a 7ª temporada, o que viu saída de Michael Rosenbaum como Lex Luthor, ainda que Tom Welling (Clark Kent) e Erica Durance (Lois Lane) prosseguiram até o fim. Rosenbaum retornou para o último episódio, para fechar seu arco contra o Superman que Welling se tornava.

Atualmente, Welling e Rosenbaum têm um programa no Youtube, Talkville, no qual comentam cada episódio de Smallville como um podcast.