Apesar da notícia – dada pelo próprio CEO da Disney, Bob Iger – de que irão produzir menos filmes e séries de TV, incluindo da Marvel, os rumores não param de atribuir mais e mais programas do MCU no serviço de streaming. Esses dias, o HQRock falou sobre uma série para a Fantasma Loura, talvez, até produzida pela Scarlet Johansson, e agora, dois novos boatos cravam que teremos uma segunda temporada de Gavião Arqueiro (Hawkeye) e uma série do Nova.

O insider @MyTimeToShineH, que tem um grau de acertos considerável no campo dos rumores, afirma que haverá uma segunda temporada de Hawkeye, uma série que agradou bastante os fãs, com o retorno de Jeremy Renner (Clint Barton) treinando Hailee Steinfield (Kate Bishop) como uma nova vigilante que cruza caminhos com Florence Pugh (Yelena Belova, a nova Viúva Negra) e Alaqua Cox (Eco, que ganhou sua própria série derivada depois) e combatem vilões como o Espadachim (Tony Dalton) e o Rei do Crime (com a reestreia de Vincent D’Onofrio no papel que reprisará em Daredevil – Born Again no ano que vem). E sem falar na ideia de Rogers – The Musical, como um musical da Broadway que aparece na trama e rende boas risadas.
Mas apesar da boa recepção, Hawkeye não ganhou nenhum desenvolvimento depois (afora a série de Eco e o regresso do Rei do Crime no vindouro Demolidor), o que também está relacionado ao gravíssimo acidente de Renner com um trator de neve em 2022 e a greve de roteiristas e atores de Hollywood no ano passado.

Mas o insider diz que há um movimento para a segunda temporada, baseada no arco de Barney Barton (Trickshot ou Flecha Certeira), o irmão mais velho de Clint, que tal qual o Gavião Arqueiro, também foi introduzido como um vilão e depois redimido em histórias futuras. Os boatos também afirmam que o programa seria baseado no filme The Raid, que possui um único cenário, o que barateia muito os custos. Neste filme, policiais precisam invadir um prédio lotado de bandidos e tudo se passa lá dentro, o que em termos de orçamento deixa a season 2 de Hawkeye bastante atrativa em termos financeiros. Isso teria motivado a série a já ganhar sinal verde da Disney. Será?
Como se trata de um rumor, ficamos com um pé atrás e aguardamos.

O outro boato que ganha força esses dias é uma série de TV para o Nova, herói cósmico e juvenil das HQs da Marvel. Na verdade, existe meio que uma confirmação, dada numa entrevista por Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, de que há uma produção baseada no personagem, mas nunca ficou claro se era um filme ou uma série, com a imprensa se dividindo sobre o tópico, e o HQRock já o comentou algumas vezes.
Agora, o insider Daniel Richtman, que tem um bom grau de “acertos”, diz que Nova será uma série do Disney+, o que faz sentido dentro do contexto da Disney querendo explorar mais a franquia dos Vingadores na telona (como maneira de recuperar as altas bilheterias do passado depois dos revezes recentes) e deixando o (pequeno) espaço das séries de TV (apenas duas ou três por ano, no máximo) para essas experimentações ou lançamentos não tão relacionados à franquia principal do estúdio.
Não há nenhum detalhe, apenas que o protagonista será bem jovem.
O Nova é basicamente um personagem juvenil… sua versão original é Richard Rider, um jovem/adolescente recrutado para fazer parte de uma força policial intergaláctica, bem à moda da Tropa dos Lanternas Verdes da concorrente DC Comics, para dizer à verdade. Imbuído de poderes cósmicos, como superforça, voo, invulnerabilidade etc., o Nova causou uma grande sensação quando estreou no fim dos anos 1970, como um tipo de recaptura do espírito do Homem-Aranha em seus primeiros anos de publicação (um jovem “comum” vivendo aventuras fantásticas), mas a revista terminou por perder força bem rapidamente e o Nova terminou descontinuado bem cedo, passando boa parte dos anos 1980 sem aparecer e somente na década de 1990 ensaiando um retorno que se vai e vem de tempos em tempos.

Nas HQs dos anos 2000, já retratado como um herói veterano (e não mais um garoto), ele era parte do elenco dos Guardiões da Galáxia (deixado de fora nos filmes do MCU) e também ingressou as fileiras dos Vingadores Secretos nos anos 2010. Essa década também viu o surgimento de uma nova versão do Nova, com Sam Alexander, retratado como um menino de uns 14 anos na revista Marvel Point One em 2011 e ganhando uma série própria em 2013, além de ser um dos membros dos Novos Campeões, formado apenas por heróis juvenis como ele.

Há um precedente para a aparição do Nova no MCU, pois o primeiro Guardiões da Galáxia (em 2014), apresentou a Tropa Nova como uma força policial intergaláctica (embora formada por seres humanos/alienígenas normais, sem superpoderes) baseada no planeta Xandar, que é o alvo do vilão Ronan, um separatista Kree que quer vingança pela forma como o Império Kree foi tratado na política intergaláctica.
Na trama, Ronan se apossa da Joia do Poder, um artefato cósmico que pode destruir o planeta inteiro, que também é alvo da busca de Thanos, o titã louco. No fim, Ronan é derrotado e a Tropa Nova resguarda a Joia do Poder, mas o início de Vingadores – Guerra Infinita revela (fora da tela) que Thanos invadiu e destruiu Xandar e a Tropa Nova, tomando para si a Joia do Poder no caminho para adquirir as seis Joias do Infinito, o que consegue no fim do filme.
A destruição da Tropa Nova e o uso de uma Joia do Infinito provavelmente seriam o combustível para dar início a uma adaptação de Nova ao MCU como uma forma de mostrá-lo um herói jovem e iniciante com poderes cósmicos, diferentemente de seus antecessores policiais.

Usar Richard Rider ou Sam Alexander neste contexto não faz muita diferença, a menos que a Marvel escolha tornar Rider um membro veterano da Tropa Nova treinando Alexander como um recruta, o que não é impossível. Nas HQs, Alexander foi treinado por Gamora e Rocket dos Guardiões, o que seria uma possibilidade de usar de novo esses personagens, vividos por Zoe Saldana e Bradley Cooper.
Se a Disney/Marvel quiser explorar coisas novas (perdão pelo trocadilho) ao mesmo tempo em que revisita a ambientação da franquia Guardiões da Galáxia (que não deve ter um novo filme tão cedo), seria um caminho interessante para experimentar. Quem sabe?
De qualquer modo, com Demolidor e Iron Heart (Coração de Ferro) já confirmadas para 2025, e rumores sobre séries da Fantasma Loura (Phantom Blonde), nova temporada de Hawkeye, projetos sobre uma série do Visão e a Guerra das Armaduras do Máquina de Combate (projetos que podem ou não acontecer dentro do novo contexto), os retornos de gente como Cavaleiro da Lua ou Eco, quase certa uma nova temporada de Demolidor depois daquela e outros rumores que circulam por aí (que incluem até uma série focada no Capitão América de Steve Rogers!)… é difícil que todas vejam a luz do dia.
Talvez, essas sejam as cartas que estão na mesa da Marvel/Disney e os executivos estejam avaliando cuidadosamente quais delas entram em produção e quais serão abandonadas.

