Em um evento em vídeo exibido em suas redes sociais, que durou cinco horas (!!!), o Marvel Studios acabou de anunciar o elenco completo de Vingadores – Doomsday, o filme que deve ser lançado no ano que vem e abrir caminho para a finalização da fase atual do MCU um ano depois com Vingadores – Guerras Secretas. O evento contou com a participação de Robert Downey Jr., que voltará não como o Homem de Ferro, mas como o vilão Victor Von Doom, o Doutor Destino, e apresentou o que parece ser o tema do vilão, uma canção descrita como épica.

Como seria esperado em um filme dessa natureza, o elenco é gigantesco, mas chama à atenção pelo retorno da equipe clássica dos X-Men da franquia da 20th Century Fox, que se encerrou em 2019 quando o estúdio foi vendido para a Disney e o controle dos personagens passou à própria Marvel. Foram confirmados: Patrick Stewart como Charles Xavier, Ian McKellen como Magneto, Kelsey Grammer como Fera, James Marsden como Ciclope, Rebecca Romijn como Mística, Alan Cumming como Noturno e até Channing Tatum como Gambit (este último nunca chegou a estrear na Fox, mas apareceu no recente Deadpool & Wolverine).


A Marvel parece disposta a colocar os Vingadores contra os X-Men nos cinemas?
O elenco traz de volta nomes relacionados aos filmes Pantera Negra 2 – Tenoch Huerta Mejia como Namor, Winston Duke como M’Baku, Letitia Wright como Shuri – de Shang-Chi – com Simu Liu – e parte do elenco já esperado, que está à frente dos filmes mais recentes, como Capitão América – Admirável Mundo Novo – com Anthony Mackie como Sam Wilson e Danny Ramirez como Falcão – e especialmente Thunderbolts* – com Sebastian Stan como Bucky Barnes, Wyatt Russell como Agente Americano, Florence Pugh como Yelena Belova, Lewis Pullman como Sentinela, David Harbour como Guardião Vermelho, Hannah John-Kamen como Fantasma – também do vindouro Quarteto Fantástico – com Pedro Pascal como Senhor Fantástico, Vanessa Kirby como Mulher-Invisível, Joseph Quinn como Tocha Humana e Ebon Moss-Bachrach como Coisa – além de Chris Hemsworth como Thor, Tom Hiddleston como Loki, e claro, a grande estrela, Robert Downey Jr. como Doutor Destino.
Como o fã não se contenta com coisa boa, de imediato os comentários da internet, em vez de celebrar esse incrível elenco de peso, anotou as ausências de gente como Tom Holland como Homem-Aranha ou Mark Ruffalo como Hullk, porém, esses são nomes que podem ser confirmados depois, ou talvez, estejam guardados para Guerras Secretas apenas. Quem sabe? O mesmo se aplica a Hugh Jackman como Wolverine, que com certeza estará neste último.

Fora o que foi revelado, só sobram as incertezas… Não sabemos qual será a abordagem de Victor Von Doom no cinema, nem se a semelhança dele com Tony Stark será mencionada… Talvez Doom seja apresentado como uma variante maligna de Tony Stark, talvez a semelhança seja ignorada como narrativa cinematográfica, talvez o rosto de Downey não apareça, e esteja sempre coberto pela máscara metálica do vilão. Ou talvez (algo mais ousado, mas típico dos quadrinhos) Doom “se disfarce” de Stark para enganar nossos heróis? À esta altura tudo é possível…
Mas temos pistas sobre a história de ambos os filmes a partir do que eles são e nas histórias em que se baseiam. Doomsday servirá de abertura para Guerras Secretas e, nas HQs, o megaevento de 2015 foi precedido pela saga Tempo Esgotado, no qual os heróis descobrem que as realidades alternativas estão se chocando e se destruindo, chamando de incursão quando elementos de uma aparecem em outra prenunciando o fim. Então, os heróis saem desesperados tentando garantir a sobrevivência de nosso mundo, o que leva a uma colossal batalha entre os Vingadores e os Supremos, que são uma versão dos Vingadores (portanto, variantes) de outra Terra.

É muito provável que a trama de Doomsday traga algo similar, mas substituindo os Supremos pelos X-Men. E para isso, o filme com certeza utilizará algo da saga Vingadores versus X-Men de 2012, que ocorreu mobilizada por outro motivo: a chegada da Força Fênix na Terra, que é vista por alguns, como Ciclope, como uma possibilidade de salvamento dos mutantes, mas encarada como uma ameaça do mais alto nível pelos Vingadores, o que leva a uma batalha que destruiu parte do Universo Marvel no sentido das relações pessoais, como a Guerra Civil fizera na década anterior.
Essa trama deve ser o pano de fundo e deve haver um grande plano de Von Doom, pois como os diretores Joe e Anthony Russo já mencionaram que será um filme focado em Destino, teremos algo como Guerra Infinita, na qual o verdadeiro protagonista foi o vilão Thanos. E foi sua escalada de poder. Doomsday será na mesma linha.

Que jornada será essa está relacionado a que filme será Guerras Secretas. Dois importantes eventos tiveram esse nome nas HQs da Marvel. A saga original foi lançada em 1984-1985 e trazia uma entidade extremamente poderosa chamada Beyonder sequestrando heróis e vilões do Universo Marvel para lutarem entre si em um planeta artificial chamado Mundo Bélico. Porém, enxergando nisso uma oportunidade, o Doutor Destino consegue roubar os poderes de Galactus e se tornar tão poderoso que vira uma ameaça ainda maior, inclusive, para o Beyonder.

A segunda HQ é a Guerras Secretas de 2015, que mostra Destino manipulando a realidade e exterminando mundos alternativos na tentativa de criar o que via como perfeição. Com certeza, entre os dois conceitos é possível enxergar para onde os irmãos Russo estão indo.
Galactus aparecerá em Quarteto Fantástico e o Beyonder quase certamente será substituído por Loki, pois sabemos o que ele se tornou ao fim da segunda temporada de sua série na Disney+.
Avengers – Doomsday está previsto para estrear em 1º de maio de 2026. As filmagens ocorrem este ano e a produção começou hoje, com o anúncio em vídeo do elenco.

