Segundo divulgou a própria Warner Bros. Discovery, Superman, o filme escrito e dirigido por James Gunn que inaugurou o novo DCU nos cinemas, fez uma estreia explosiva no canal de streaming HBO Max. O filme do homem de aço estreou no canal no dia 19 de setembro, depois de ter encerrado sua carreira cinematográfica com bilheteria de US$ 615 milhões (um resultado considerado excelente nos tempos pós-pandemia) e, no streaming, conseguiu uma audiência de 13 milhões de pessoas em 10 dias, o melhor resultado da HBO Max desde Barbie, em 2023.

O sucesso do novo filme também serviu de alavanca a outras produções associadas ao homem do amanhã da DC Comics, com Super/Man: The Christopher Reeve Story, um documentário sobre o ator que interpretou o herói no clássico longametragem de 1978, aumentando sua audiência em mais de 670%, um resultado excepcional. Além dele, outros filmes como o próprio Superman – O Filme (1978) teve aumento de mais de 155%, com Superman – O Retorno (2006) com mais de 120% e Superman – O Homem de Aço (2013), com mais de 40%.

James Gunn, co-CEO do DC Studios.

Isso ajuda a explicar os comentários de James Gunn, que também é o co-CEO do DC Studios, mesmo antes do lançamento nos cinemas, de que Superman não precisava nem chegar aos 700 milhões para ser considerado um sucesso. Taí, os novos tempos! (No cenário pré-pandemia, seria esperado que um filme desse tipo chegasse a 1 bilhão de bilheteria, mas o mundo mudou e audiência nas salas de cinema diminuiu muito).

E Superman ainda conseguiu uma bilheteria maior do que os três filmes lançados pela concorrência Marvel Studios neste ano: Capitão América – Admirável Mundo Novo, Thunderbolts* (agora chamado Os Novos Vingadores) e Quarteto Fantástico – Primeiros Passos. Nada mal.

O DCU prossegue nas telinhas, com o bom recebimento da segunda temporada de Pacificador, também escrito por Gunn, mas só voltará aos cinemas no ano que vem, com as aventuras da prima do homem de aço, Supergirl, vindo aí também Clayface, um filme de terror sobre um vilão do Batman. Outra série de TV, The Lanterns, sobre os Lanternas Verdes, devem estrear no ano que vem, e um novo filme do homem de aço, The Man of Tomorrow, trazendo algum tipo de aliança/rivalidade com Lex Luthor (e possivelmente, o vilão Brainiac) já foi anunciado para 2027. Por fora, haverá Batman – Parte 2, que não faz parte da linha narrativa do DCU, que terá seu próprio cavaleiro das trevas no filme The Brave and The Bold, sem data de lançamento, mas vinculado ao diretor Andy Muschetti, de It – A Coisa e The Flash.

Aproveite e conheça Todos os Filmes do Superman neste Dossiê Especial do HQRock!