Semana passada, o HQRock noticiou que o novo álbum Anthology 4 dos Beatles tinha estreado dentro do Top10 das paradas de sucesso britânicas, a UK Official Charts. Esta semana, o disco repetiu o feito nas paradas dos Estados Unidos, coletadas pela revista Billboard.

O mercado fonográfico norteamericano é totalmente diferente do britânico (ou do brasileiro), marcado por uma forte característica endógena e dominado por gêneros como pop e RAP. Desde o início dos anos 1980, o rock não tem mais um bom espaço na parada geral, seja a Billboard 200 (com os 200 álbuns mais vendidos da semana), seja o Hot 100 (as 100 canções mais ouvidas/compradas), ao contrário do que ocorreu nos 20 anos anteriores. Por isso, hoje em dia, a Billboard mantém uma série de paradas complementares, estratificadas por gêneros musicais e por tipo de discos. Na semana do dia 04 de dezembro, os Beatles ficaram em 9º lugar das paradas da Top Current Album Sales, uma parada voltada à venda de álbuns novos.

O feito iguala o resultado dos três volumes anteriores da série, que foram lançados há 30 anos atrás, na década de 1990. Na época, esses discos chegaram ao topo das paradas tanto da Billboard 200 quanto da Top Album Sales. Nesta semana, houve uma série de lançamentos para fazer concorrência com os Beatles, e o 1º lugar ficou com Do it do Stray Kids, enquanto a trilha sonora do filme Wicked For Good ficou em 2º lugar e o álbum One More Time, que traz a união da banda americana Aerosmith com o cantor britânico Yungblud, em 3º lugar. Considerando que Anthology é uma coletânea de sobras de estúdio e versões alternativas das canções de uma banda extinta há 60 anos, chegar ao Top10 em meio aos lançamentos do momento é um grande feito.

O Anthology 4 é um tipo de bônus do relançamento de comemoração dos 30 anos do The Beatles Anthology dos anos 1990, que foram 3 CDs duplos (os Volumes 1, 2 e 3) mais o livro e a série documental autobiográfica da banda, que está disponível em 9 episódios no Disney+. O Anthology consistia num projeto multimídia na qual a banda contava a sua própria história e os discos traziam gravações de arquivo, como demos, sobras de estúdio, ao vivo e mixagens diferentes. O quarto volume também é um CD duplo com 36 faixas, trazendo principalmente out-takes (takes alternativos) de estúdio, dos quais 13 são inéditos e os demais haviam sido lançados nos extras dos boxes com remixes dos álbuns da banda lançados entre 2017 e 2022. Os três volumes originais foram remasterizados (o que melhorou bastante o som das gravações mais antigas, especialmente aquelas pré-fama) e o Volume 4 trouxe como bônus novos mixes das três canções “novas” que os membros remanescentes dos Beatles gravaram a partir de gravações caseiras deixadas por John Lennon, que morreu no dia de hoje (08 de dezembro) de 1980, assassinado por um fã com distúrbios mentais na porta de sua casa. As canções Free as a bird e Real love foram lançadas no projeto, enquanto Now and then permaneceu inédita por uma série de problemas técnicos, sendo lançadas apenas em 2023. O Volume 4 traz novas mixagens dessas faixas, feitas em 2025 pelos produtores Jeff Lyne e Giles Martin.

Além do 9º lugar na Top Current Album Sales, Anthology 4 ficou em 48º lugar da Billboard 200, a parada geral de sucessos, o que, em vista as características do mercado atual, é um ótimo resultado.