O modelo conversível da série de TV: o mais pirateado pela Gotham Garage.

Agora vai ficar mais difícil você adquirir o seu próprio Batmóvel. O grupo Time-Warner, proprietário da DC Comics e todos os seus personagens, ganhou a causa na Justiça dos Estados Unidos para impedir a empresa Gotham Garage de produzir réplicas (em tamanho real e funcionais) do famoso veículo do Batman.

Sediada na Califórnia e de propriedade de um batfan mecânico chamado Mark Towles, a Gotham Garage se especializou em construir réplicas do famoso carro do Batman, um dos itens mais memoráveis do universo do personagem e, em grande medida, tão icônico quanto seu dono. O maior hit da empresa era a réplica do batmóvel da série de TV do Batman nos anos 1960, por sua vez, a adaptação de um Ford Lincoln Futura 1957.

Um fusquinha da Volkswagen virou o clássico batmóvel dos anos 1950.

O grupo teve recentes problemas de direitos autorais em torno de seus personagens: o caso do Superman é o mais célebre, envolvendo a família do escritor Jerry Siegel (que criou o homem de aço junto ao desenhista Joe Shuster, em 1938), que ganhou recentemente uma causa na justiça que afirma que a história de origem do Superman é de autoria do escritor e, portanto, a editora e sua controladora (a Time-Warner) lhes devem direitos autorais. Por isso, a Warner-DC tem até dezembro de 2012 para estrear uma nova franquia do Superman nos cinemas, senão terá que pagar ainda mais direitos autorais à família Siegel.

Para evitar coisas do tipo, a Warner está endurecendo a fiscalização de obras “não-autorizadas” de seus personagens, como as réplicas do batmóvel da Gotham Garage. Mark Towles terá que pagar uma indenização de US$ 750 mil por infringir os direitos do veículo que pertencem a DC.

Há modelos em que um carro comum é "tunado" até se parecer com um batmóvel "real". No caso, o dos filmes de Tim Burton.

A batalha da empresa, entretanto, será árdua: ao redor do mundo não são poucos os batfan afortunados que se dedicam a construir réplicas dos mais diversos modelos de batmóvel. O fusquinha redondo dos anos 1950 ao possante do filme de Tim Burton de 1989; de versões “originais” (a partir do modelo disponível) ao Trumbler dos filmes de Christopher Nolan. Veja algumas imagens e se divirta.

Também existem versões modestas. Falta de dinheiro não é desculpa para não ter um batmóvel na garagem.

Quem sabe com essa ação, a Warner entra no mercado de automóveis e passa a produzir batmóveis legalizados? Tendo em vista a crise de cópias de filmes e revistas via internet, talvez desse uma boa “boquinha” ao conglomerado…

Mas existem as versões extremas, como essa perfeita réplica do batmóvel de Burton.
E esta imitação perfeita do batmóvel de Nolan.