
O lendário guitarrista britânico, Eric Clapton, fará shows no Brasil este ano, após uma ausência de 10 anos nas terras tupiniquins. Serão três apresentações, em Porto Alegre (estacionamento da FIERGS, 06 de outubro), Rio de Janeiro (HSBC Arena, dia 09) e São Paulo (Estádio do Morumbi, dia 12).
As vendas dos ingressos, através da organizadora XYZ Live, se iniciará no dia 06 de julho para o concerto em São Paulo. Nos dias 16 e 29 do mesmo mês abrem, respectivamente, as vendas para o Rio e Porto Alegre. Não há informações sobre preços ainda.
Eric Clapton nasceu em Ripley, na Inglaterra, em 1945, e foi um dos pioneiros da cena de R&B no país. Ele estreou profissionalmente na banda The Yardbirds, em 1963, e ganhou uma áurea mitológica quando entrou para os The Bluesbreakers de John Mayall, em 1965, e pichações com frase de “Clapton is god (Clapton é deus)” apareceram nos muros de Londres. Em seguida, alçou fama internacional como guitarrista do Cream, uma das mais famosas e importantes bandas de rock dos anos 1960. O grupo encerrou as atividades já em 1969 e Clapton montou o Blind Faith que gravou apenas um único álbum, de grande sucesso. Ele ainda montou a Derek and the Dominos, que gravou o antológico álbum Layla and Other Assort Love Songs, em 1970, e depois de um período de ostracismo causado pelo abuso de drogas, retomou a carreira – agora solo – em 1974, tornando-se de novo um dos maiores astros da música internacional.
Clapton continua na ativa atualmente, constantemente em turnê. Ele lançou uma boa autobiografia em 2007 e um álbum de canções inéditas em 2010, chamado simplesmente Clapton.

