A capa da nova "Wonder-Woman 01" divulgada há algumas semanas atrás.

Os fãs mais atentos tomaram um “susto” esta semana: ao divulgar as capas de novos próximos lançamentos, a editora DC Comics divulgou uma série de capas, especialmente àquelas dedicadas ao reboot de sua cronologia, e a capa de Wonder-Woman 01, a sair em setembro, trazia a Mulher-Maravilha sem as calças, voltando, portanto, a usar o maiô (ou body) que lhe é característico, em vez das calças que haviam sido divulgadas anteriormente. Isso é curioso, pois uma das medidas anunciadas juntamente a sua “reformulação cronológica” era a firmação de novos visuais aos seus herói e notava-se que a ala feminina estava menos sexualizada, com roupas menos fetichistas como as que usam normalmente.

A nova imagem divulga esta semana.

Por isso, a divulgação da capa de Wonder-Woman 01 (bem como as imagens da heroína juntamente à Liga da Justiça) traziam aMulher-Maravilha usando uma roupa mais coberta, com calças. A nova imagem sugere que as calças se foram e voltou o body.

É no mínimo curioso, já que a fracassada tentativa de emplacar um seriado de TV com a Mulher-Maravilha (que teve o episódio piloto gravado, mas não aprovado) enfrentou o mesmo dilema. As primeiras imagens da nova produção traziam a Mulher-Maravilha usando uma roupa nova, com calças e cores mais cintilantes, e a recepção foi muito ruim. Rapidamente, houve uma mudança, pois quando as filmagens em uma rua de Los Angeles foram flagradas por paparazzis, via-se um uniforme ligeiramente diferente e com cores mais foscas. Ainda assim, o falatório continuou e algumas imagens posteriores – quando o seriado já havia sido recusado – exibiam a heroína com o short curto que lhe é tradicional.

A primeira imagem divulgada da série...
..., o flagrante com tons mais foscos...
... e a heroína com o maiô completo.

Aparentemente, um processo parecido ocorrerá nos quadrinhos. Isso só mostra que a DC Comics não tem firmeza para implementar as próprias mudanças que sugere. Afinal, a própria necessidade de uma “reformulação cronológica” como a que ocorrerá em agosto e setembro próximos só vão ocorrer porque a editora não teve culhões para manter as modificações realizadas por ela própria em Crise nas Infinitas Terras, em 1985, a primeira – e mais importante até agora – das inúmeras “reformulações cronológicas” implantadas pela DC nas últimas décadas.

Será que veremos as modificações do reboot desfeitas já em breve?

A Mulher-Maravilha (de calças ainda) em meio a nova Liga da Justiça.