Lanterna Verde: nova série animada.

Uma das coisas que a DC Comics faz de melhor são suas animações, comandadas pela equipe do cartunista Bruce Timm e da diretora de elenco Andrea Romano. Na próxima sexta-feira, 11 de novembro, estreia uma nova produção seriada do time: Green Lantern – The Animated Series, uma série animada do Lanterna Verde, personagem da DC Comics que ganhou um longametragem com atores recentemente.

O herói nos quadrinhos.

O Lanterna Verde teve sua primeira versão criada em 1940, pelo escritor Bill Finger (também cocriador do Batman) e do desenhista Martin Nodell; mas é a segunda versão do personagem que se tornou mais famosa. O Lanterna Verde é o piloto de testes Hal Jordan, selecionado para fazer parte de uma espécie de força policial intergalática chamada Tropa dos Lanternas Verdes e surgiu nos quadrinhos em 1959 nas mãos do editor Julius Schwartz, do escritor John Broome e do desenhista Gil Kane e, no ano seguinte, ingressou a formação original da Liga da Justiça.

Nos quadrinhos, Hal Jordan é o primeiro terráqueo a se unir à Tropa dos Lanternas Verdes desde a sua criação, milhões de anos atrás. Com o passar dos anos, entretanto, outros vieram a ingressar as fileiras, como John Stewart, Guy Gardner e Kyle Rayner.

Arte de Ivan Reis para o personagem.

Nos últimos anos, as revistas do Lanterna Verde são algumas das mais vendidas dos Estados Unidos e da DC, graças ao trabalho do escritor Geoff Johns e do desenhista brasileiro Ivan Reis. No mês de outubro, por exemplo, a franquia do Lanterna Verde foi a segunda mais bem-sucedida no ranking das 100 revistas mais vendidas dos EUA, segundo relatório da distribuidora Diamond Comics, que monopoliza o serviço no país. A revista Green Lantern e suas derivadas ocuparam quatro posições entre as 20 mais vendidas. O primeiro lugar foi do Batman, também da DC, que manteve seis revista entre as 20. (Leia mais no post do HQRock sobre o relatório clicando aqui).

Ryan Reynolds como o herói no cinema: fracasso de bilheteria.

o filme Lanterna Verde, dirigido por Martin Campbell (de 007 – Cassino Royale) e estrelado por Ryan Reynolds (Hal Jordan), Blake Lively (Carol Ferris), Mark Strong (Sinestro),  Peter Sarsgaard (Hector Hammond), Tim Robbins (Senador Hammond ), Geoffrey Rush (Tomar-Re) e Michael Clarke Ducan (Kilowog ) não foi bem de bilheteria, sendo considerado um fracasso devido ao seu custo. Entretanto, na avaliação do HQRock, o filme em  si não é tão mau quanto pintam (leia uma resenha clicando aqui). A Warner Bros. ainda considera produzir uma sequência com o mesmo elenco, embora, com certeza troque de diretor.

Iniciativas como as vendas do filme em vídeo doméstico (DVD e Blue-ray) e o desempenho dessa nova serie animada serão decisivas para isso.

A produção que estreia na sexta-feira no Cartoon Network terá um episódio duplo de abertura com uma hora de duração. Leia abaixo o press release oficial da série:

Com base no super-herói da DC Comics, Lanterna Verde: The Animated Series segue o Lanterna Verde da Terra, Hal Jordan, que está acostumado a situações de perigo – mas nunca nada como isto! Nos pontos mais remotos do espaço sideral, Hal patrulha a Fronteira Guardiã, onde ele deve encarar invasões da maligna Tropa dos Lanternas Vermelhos, que juraram destruir os Lanternas Verdes e tudo que eles representam. Com cada vez mais novas ameaças galácticas, Hal é logo acompanhado por um grupo totalmente novo de heróis em uma missão para proteger os Guardiões do Espaço – e a Tropa dos Lanternas Verdes em si!

Cena da nova animação com os membros dos Lanternas Vermelhos.

Na primeira parte do episódio de duas partes de estreia da série, o piloto de testes Hal Jordan, que leva uma vida secreta como o Lanterna Verde guardião da Terra, é chamado de volta para Oa. Procurando os culpados por trás de uma série de mortes de Lanternas Verdes na Fronteira do Espaço, Hal e seu ríspido companheiro Lanterna Verde, Kilowog, vão “comandar”  O Interceptor, uma nave espacial protótipo alimentada por energia pura da Bateria Central e um avançado sistema de inteligência artificial que Hal nomeia de Aya.

Na segunda metade do episódio de estreia, Hal e Kilowog descobrem que um grupo de Lanternas Vermelhas, incluindo o conflituoso Razer  e o vil Zilius Zox têm eliminado Lanternas Verdes na Fronteira do Espaço. Junto com a ajuda de um sobrevivente da Fronteira do Espaço, o Lanterna Verde Shyir Rev, Hal e Kilowog devem impedir o líder dos Lanternas Vermelhas, Atrocitus, de destruir planeta natal de Shyir na Colônia 12.

Kilowog e Hal Jordan.

No elenco da animação estão: Josh Keaton (Hal Jordan), Kevin Michael Richardson (Kilowog), Grey DeLisle (Aya), Jason Spisak (Razer), Tom Kenny (Zilius Zox), Kurtwood Smith (Shyir Rev) e Jonathan Adams (Atrocitus). Confira abaixo dois vídeos de divulgação da animação com pequenas cenas inteiras:

Cena de batalha: animação em CGI.

Green Lantern – The Animated Series é o mais recente de uma série de animações de curta direção que a DC Comics lança desde 1992, sempre comandadas por Timm e Romano, já havendo séries de Batman, Superman e da Liga da Justiça. Desde 2007, a empresa também tem se dedicado aos longametragens animados, lançados diretamente no mercado de vídeo doméstico, com bastante sucesso de público e crítica. O próprio Lanterna Verde ganhou, este ano, Lanterna Verde – Guerreiros Esmeraldas, lançado na época do filme live action. Anteriormente, já havia sido lançado Lanterne Verde – Primeiro Vôo, com a origem do herói. Já The Animated Series tem o diferencial por ser inteiramente criado com CGI, ou seja, com imagens digitais e não desenhos comuns.