O HQRock já havia divulgado que Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan teria uma prévia de seis minutos exibida nos cinemas do tipo IMAX (aqueles com telas enormes e altíssima resolução) antes das cópias de Missão Impossível – Protocolo Fantasma, o novo capítulo da franquia de ação de Tom Cruise baseada na antiga série de TV dos anos 1960. Ambos saem nos EUA no dia 16 de dezembro.

Christian Bale nas gravações recentes em Nova York.

Agora, o site Comic Book Movie reproduz um comentário postado no forum do Super-Hero Hype em que uma fonte anônima descreve em detalhes a tal prévia. Além disso, o site cogita que a informação vazou da empresa que fez a classificação etária da prévia, que é livre desde que menores de 13 anos estejam acompanhados por pais ou responsáveis. O motivo: alguma violência.

A descrição da prévia é extremamente detalhada, o que reforça sua credibilidade. Embora seja preciso resguardar alguma desconfiança, é sempre bom lembrar que antes do primeiro teaser trailer também vazou uma descrição que correspondeu tal e qual ao vídeo que tivemos acesso depois. Leia a descrição abaixo (o HQRock optou por usar exatamente o mesmo texto) e tire suas conclusões:

Eu já vi isto algumas vezes, então, sinto que posso descrever com muita precisão o que acontece. Eu estou provavelmente deixando de fora alguns detalhes, mas vou tentar pintar a melhor imagem que posso.

Batman dirige o batpod no final de "O Cavaleiro das Trevas".

O filme abre silenciosamente com um close up do rosto do Batman. Podemos dizer que ele está no Batpod em algum tipo de estrada.

O ângulo muda, e agora podemos ver que estamos começando exatamente no ponto em que Batman – O Cavaleiro das Trevas terminou. Há uma quantidade absurda de policiais perseguindo Batman.

A cena muda novamente, e desta vez não há ruído no fundo. Gordon está abraçando sua esposa, onde a polícia criou o perímetro no final de O Cavaleiro das Trevas. Ela, então, fica no banco do condutor de um carro da polícia e vemos que as crianças de Gordon estão sentadas no banco traseiro. Gordon olha para eles, que começam a ir embora.

Policial: Vamos, Gordon. Nós temos que ir.

Gordon concorda e entra no carro com o policial. Eles são os últimos lá. O carro começa rapidamente a se mover.

Então há um corte de volta para Batman que está sendo perseguido. Ele está cortando o tráfego até que finalmente toma uma saída para outra rua.

Ele parece estar à salvo momentaneamente até que todos os carros que o estavam perseguindo na estrada aparecem atrás dele, seguindo logo por um novo lote de viaturas saindo de uma rua lateral. Ele corre à frente deles.

Gary Oldman como o Comissário Gordon: fingindo perseguir o Batman.

Cortamos de volta para Gordon no carro com o policial.

Gordon (em seu rádio): Aqui é o Comissário Gordon. Alguém tem uma localização do Batman?

Policial perseguindo Batman: Sim, senhor. Ele está indo pro Norte. Provável para os limites da cidade.

Policial no carro com Gordon: Por que ele estaria indo para lá?

Gordon: Trânsito. As pessoas ainda estão tentando escapar ameaça do Coringa.

Corta de volta para Batman novamente, fazendo exatamente o que Gordon havia previsto. Ele se aproxima de uma fila enorme de tráfego e passa através deles com facilidade. Todos os carros de polícia chegam a um ponto intransponível.

Corta para Gordon novamente.

Gordon: Onde ele está agora?

Policial perseguindo Batman: Ele…. se foi. Provavelmente está fora da cidade agora.

Policial no carro com Gordon: Droga! Como pode um cara contra toda a força policial de Gotham?

Gordon: Eu não sei. Mas agora, aposto que provavelmente não vamos vê-lo por um longo tempo.

Há duas menções ao Coringa logo no início do filme? O ator Heath Ledger faleceu em 2008.

Corte para Batman. Ele está dirigindo sobre o que parece ser um autoestrada remota. Ele toma uma saída e, em seguida, a cena corta para ele deixando para trás uma placa “Você está entrando em Gotham City”. Aproxima-se de um túnel com grandes vazios (provavelmente o túnel ao qual o Coringa fez uma ameaça – é o meu palpite).

Quando entra no túnel, puxa uma coisa parecida com um celular (acho que é o que ele costumava chamar Alfred em Batman Begins após ser atingido pelo gás do Espantalho).

Batman: Alfred, verifique se não há ninguém perto do bunker.

Ele desliga e continua a conduzir através do túnel por um tempo.

Então, quando está prestes a sair do túnel, dois caminhões enormes aparecem de repente no fim do túnel, bloqueando completamente a sua saída. Neste ponto, está indo rápido demais para parar, assim, desvia e acerta os caminhões fortemente. Está mal, deitado no chão, ao lado dos caminhões.

Tom Hardy como Bane: fonte o descreve como gigante e ameaçador.

Então, Bane e seus capangas emergem e lentamente saem dos caminhões. E sim, Tom Hardy como Bane parece enorme. Eu não sei como eles fizeram isso. Em seguida, os capangas ficam nos caminhões, enquanto Bane começa a caminhar em direção Batman, após uma breve pausa. E eu tenho que dizer, esta cena é realizada muito bem. Há muita tensão e suspense, enquanto você fica esperando por Bane fazer seu movimento.

Agora, Bane fala em uma voz extremamente medonha e assustadora. Eu estava cético no início, mas ela funciona muito, muito bem.

Bane: Eu estive observando você por algum tempo. Esperando. O momento certo.

Batman agora parece que está recuperando a consciência. Levanta-se e começa a tentar se afastar (ele não pode mais contar com o Batpod). Bane gesticula para seus capangas ficarem parados e começa a andar mais perto de Batman.

Bane (para capangas): Ele é meu.

Bane continua andando, bem devagar.

Bane (de volta ao Batman): O Coringa foi ainda mais formidável do que eu esperava.

Enquanto isso, Batman está desesperadamente tentando ir embora, mas está gravemente ferido após o acidente (e mais: ele já parecia muito ferido após a queda no final de O Cavaleiro das Trevas).

Bane: Usar Harvey Dent foi uma tática brilhante.

Batman ainda tenta fugir, mas é neste ponto que Bane “fecha” ele em um canto (ele só andava) e o único lugar que Batman tem para ir é através de uma porta aberta até algumas escadas que são construídas para o lado de fora do túnel. Ele tenta debilmente escalá-los, apoiando-se fortemente no corrimão.

Também há uma menção a Harvey Dent (Aaron Eckhart em "O Cavaleiro das Trevas").

O suspense continua a se construir com Bane apenas assistindo Batman tentar recuperar a compostura.

Bane (ainda caminhando em direção ao Batman e vendo-o subir as escadas): Do que exatamente é que você está fugindo? Nós dois sabemos onde isso está indo ………. Bruce. (Esta parte foi estupidamente explosiva. A entrada da fala e a mudança de ritmo na música foram tão perfeitas que a tornou incrivelmente épica).

E agora acontece, basicamente, aquela pequena cena que vimos no teaser trailer – Batman está no topo agora e completamente congelado ao ouvir “Bruce”. Bane, então, de repente começa a avançar com uma velocidade surpreendente (e de repente a música fica intensa) e Batman vira-se e fica pronto para lutar mesmo que, definitivamente, não esteja em condições. Bane, então, sobe as escadas e, assim, começa a parte mais intensa de toda a seqüência.

Agora, temos brevemente uma visão melhor do local onde estão, basicamente, em uma ponte logo após o túnel, que se curva um pouco em volta e leva a mais escadas que levam para lugares mais altos fora do túnel (onde os capangas de Bane estão de pé esperando debaixo de uma ponte rodoviária). Batman dá o primeiro soco em Bane, mas Bane apenas agarra o braço dele. Batman é incapaz de se libertar, usando suas garras nos cotovelos em Bane e este agarrar seu outro braço e tudo o que ouvimos é um SNAP alto como Batman gritos de dor.

Batman cambaleia para longe, mas Bane instantaneamente avança sobre ele, não perde o ritmo e chuta-o no estômago. Batman está indo para trás por causa do pontapé e Bane continua a avançar. Em desespero, Batman rapidamente saca sua arma de escalada e agarra a ponte acima dele, mas Bane literalmente aborda-o no ar, enquanto está sobindo, e os dois caem no chão lá embaixo.

Bane, é claro, não é afetado pela queda, mas Batman aparenta estar ainda pior do que antes – está deitado no chão, muito ofegante, com prejuízos evidentes para a sua armadura.

Bane: Você é patético. Eu esperava mais.

Cena de luta entre Bane e Batman gravada semana passada em Nova York: isto é um revide.

Um close em Batman, que está basicamente olhando para o outro lado.

Bane: Levante-se e lute comigo.

Mais uma vez, o ritmo é intenso aqui. O medo de Batman é palpável, enquanto luta para se levantar e enfrentar Bane. Finalmente, depois de considerável esforço, se levanta e atira um Batarang na luz que está iluminando o nível mais baixo da sala em que estão. Brevemente, podemos ver o olhar divertido de Bane antes de tudo ficar escuro.

Agora, a câmera focaliza Bane em um ambiente de pouca luz, calmamente andando pelo corrimão através da escuridão, mesmo sem ver nada em volta. Batman conseguiu desaparecer.

Bane (aqui é onde realmente brilha Hardy, fazendo com convicção e intensidade incrível depois de até agora apenas ser uma presença misteriosa e poderosa): Não há escapatória, Bruce. Eu posso sentir o cheiro do seu medo.

(Anda sem falar um pouco, a tensão aumenta).

Bane: Não importa o quanto você possa prolongar o inevitável. Depois desta noite, Batman está terminado.

(Mais música, o resultado é um grito sutil constante).

Bane: (rompantes de intensidade, literalmente, gritando o tempo todo) Venha lutar comigo, Bruce. VENHA LUTAR OU vou concentrar meus esforços em Gotham City. Não vou descansar até que a cidade esteja em chamas E TODOS QUE VOCÊ SE IMPORTA ESTEJA MORTO. EU SOU BANE, e eu posso matá-lo.

Outro close da gravação em NY: esta cena deve estar mais próxima do desfecho do filme.

De repente, Batman surge detrás de Bane e lhe aplica uma chave de braço.

Parece que funciona.

… Até que, de repente, os capangas de Bane lançam luz lá de cima para os dois titãs em duelo abaixo. Batman é pego de surpresa, e os braços Bane tiram os do Batman de seu pescoço, frustrando sua tentativa desesperada. Aplica cotovelos na cara dele, se vira, agarra sua cabeça, e lhe dá socos com toda a força. Batman cai para trás.

Então, como Batman permance imóvel no chão…

Bane: Matar você só terminará sua agonia.

Bane começa a colocar seus braços por baixo dele…

Bane: … eu quero que você veja o que vou fazer.

Ele levanta-o ao alto…

Parece que realmente teremos a icônica cena da "quebra" transposta para o filme. Será?

… E esmaga o morcego sobre seu joelho. Tudo que ouvimos é um CRAAAAACCKKK ensurdecedor, seguido por Bane jogando o Batman ao chão e depois caminhar para longe da tela.

Batman permanece lá, imóvel, o rosto sem vida (é a mesma tomada de antes).

E a tela fica preta.

Pronto. Este é o relato integral da tal fonte. Se for verdadeiro, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge se inicia exatamente no mesmo ponto em que Batman – O Cavaleiro das Trevas termina e a Liga das Sombras está, de algum modo, por trás da investida do Coringa no filme anterior. Também teremos a clássica cena de Bane quebrando o Batman tal e qual nos quadrinhos, se aproveitando de um momento de fraqueza.

Será que corresponde à verdade? Escreva nos comentários.

A ideia de que Bane iria quebrar o Batman no filme é muito antiga e, aparentemente, se confirma. O HQRock já havia comentado em junho: leia clicando aqui.

Batman e o batwing (The Bat?) num telhado de Nova York, quer dizer, Gotham City.

Por fim, o Comic Book Movie também revelou a decrição de algumas cenas que exibiriam o nome oficial do batwing: simplesmente The Bat! São cenas de Bruce Wayne (ou Batman) subindo escadas até o telhado onde está a nave (uma delas acopanhado por Lucius Fox, o ator Morgan Freeman). Veja ao lado uma imagem do Batman ao lado da nave no topo de um prédio em Nova York.

Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.

Fique ligado: a prévia de seis minutos e um novo trailer saem ambos no dia 16 de dezembro nos cinemas dos EUA e depois devem cair na internet.