Rafael Albuquerque.

Atualmente, a editora DC Comics, que publica Superman, Batman e Liga da Justiça, mantêm vários desenhistas brasileiros em destaque: Ivan Reis, Eddy Barrows, Joe Prado, Ed Benes, são alguns deles. Outro que chama a atenção nos últimos tempos é Rafael Albuquerque e a editora anunciou oficialmente, por meio de seu blog, The Source, que o desenhista nascido em Porto Alegre, em 1981, trabalhará na revista Batman, justamente uma das mais vendidas hoje em dia.

Rafael Albuquerque fará histórias escritas por Scott Snyder, com o corroteirista Jason Tynion IV, que narrarão os planos da Corte dos Corujas, organização que dá trabalho ao homem-morcego em suas histórias pós-Reboot cronológico e editorial da DC Comics, mudando origens e status quo de seus personagens. Essas histórias culminarão na saga The Night of the Olws (A Noite das Corujas), que reunirá todos os títulos do universo do cavaleiro das trevas: Batman, Detective Comics, Batman: The Dark Knight e Batman & Robin.

Esboço de Albuquerque do visual do Batman no reboot.

O desenhista já trabalhou antes com Batman e Superman na revista Superman/Batman. Albuquerque e Snyder trabalharam juntos na revista American Vampire, comissionada por Stephen King, material que ganhou o Prêmio Will Eisner 2011 (o Oscar dos quadrinhos) de Melhor Série Nova.

O sucesso dos brasileiros no Universo DC é tão grande que a editora Panini Comics, que republica o material da DC no Brasil, editou no ano passado a revista especial DC Made In Brazil, apenas com histórias desenhadas por brasileiros.