Batman: captado em IMAX.

Em 2008, Batman – O Cavaleiro das Trevas impressionou público e crítica com a qualidade altíssima de sua imagem, já que 40 minutos do filme haviam sido capturados com as arrebatadoras câmeras IMAX, que usam película de 70 mm ao contrário dos tradicionais 35 mm das câmeras mais comuns. Pois esse impacto deve aumentar agora, já que Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, terá mais de uma hora de material filmado em IMAX.

Isto torna Ressurge o filme de Hollywood que mais utilizou o formato até hoje. O cinema comercial ainda não aderiu ao formato, o que é passível de críticas de Christopher Nolan. Em entrevista ao Wall Street Journal, o diretor disse:

Eu sinto que se tivéssemos uma dessas [câmeras] em todas as cidades grandes, poderíamos justificar a dificuldade de termos um monte de problemas em filmar dessa maneira. (…) Há uma grande ironia no fato de termos tantas dificuldades de filmar um filme de Hollywood em IMAX, quando temos todos esses departamentos de câmeras, guindastes, trilhos e centenas de pessoas trabalhando conosco. Essas câmeras já foram levadas ao topo do Monte Everest, às profundezas do oceano e ao espaço sideral, mas as pessoas pensavam que não poderíamos fazer um filme com elas. Era um absurdo! Eu lembro de olhar para a plateia [no cinema] todas as vezes em uma tomada de helicóptero [do filme] e todo mundo estava se inclinando um pouco de lado! Nunca vi uma audiência tão imersa em um filme.

Nolan usando uma câmera IMAX: grande, pesada e barulhenta.

Nolan é um defensor do formato IMAX, que se opõe à captura digital e ao formato 3D. Por usar um filme que é o dobro do tamanho dos filmes comuns, a câmera de IMAX é enorme e muito barulhenta, segundo o próprio diretor, o que impõe muitas dificuldades para usá-la. Em entrevistas anteriores, Nolan explicava que era complicado gravar cenas íntimas – como conversas – em IMAX, porque o barulho da máquina desconcentrava os atores, mas que ainda assim, ele fez cenas desse tipo com a câmera.

Ainda assim, a maior parte das filmagens em IMAX são de cenas de ação, o que também é complicado pela natureza do aparelho. Isso envolve riscos e custos. O DVD de extras de O Cavaleiro das Trevas mostra uma das caríssimas câmeras IMAX ser destruída acidentalmente durante a cena em que Bruce Wayne bate sua Lamborguini para salvar uma pessoa. Nas filmagens de Ressurge, também pelo menos uma cãmera foi destruída, durante as filmagens em Pittsburgh que envolveram a saída da Mulher-Gato com o batpod (a moto do Batman) de dentro de um prédio – na realidade, a biblioteca da Universidade Carnegie Mellon, no filme, aparentemente, é um tribunal. Paparazzis captaram o pequeno acidente na época.

Cenas de ação com IMAX trazem uma qualidade absurda à imagem.

Christopher Nolan é o único grande cineasta de Hollywood que está usando realmente o formato IMAX atualmente. Os cinemas IMAX – que possuem telas duas vezes maiores do que o padrão – são aptos para exibir o formato, mas na maioria das vezes, fazem apenas a conversão do 35 mm comum para a tela gigante, enquanto Ressurge terá sido realmente filmado para o formato, o que se traduz em uma qualidade de imagem absurda. Mesmo um “pobre mortal” que não possa assistir em um Cinema IMAX – existem poucos no Brasil, por exemplo – pode notar a diferença, ao assistir o filme em uma boa TV (de pelo menos 40″) e comparar a imagem do filme com outros.

Além do IMAX, ontem também foi noticiado possivelmente o tempo oficial de Ressurge: a programação de um cinema da Austrália – onde o filme irá estrear uma semana antes do que nos EUA – crava o tempo do filme em 2h40min. É uma estimativa bem provável, tendo em vista que O Cavaleiro das Trevas teve exatos 2h33min, a tendência do mais recente – como é o fecho da saga – é ser um pouquinho maior.

Por fim, alguns executivos da Warner Bros. vem se pronunciando sobre o filme. Um deles afirmou que assistiu ao filme – uma versão inacabada, sem os efeitos especiais completos – e disse que não apenas é épico, como vai surpreender o público ainda mais do que O Cavaleiro das Trevas, afirmando ser mesmo melhor do que o anterior. Segundo ele, a trama nos leva a caminhos totalmente inesperados e que aqueles que pensam que sabem sobre que o filme se trata e aonde vai levá-lo, estão enganados.

Bane ao ataque!

Já outro executivo confirmou que o terceiro trailler do filme será mesmo exibido antes de Os Vingadores, justificando a escolha no fato de que um público enorme deverá assistir aos heróis da Marvel, o que será um bom marketing para o Batman da DC Comics, ainda mais, porque há interesses similares do público. O site Comic Book Movie lembra que Nolan não tem nenhum problema com a Marvel e que, anteriormente, exibiu traillers de seus filmes junto aos do Marvel Studios: O Cavaleiro das Trevas teve seu trailler final antes de Homem de Ferro; e o trailler de A Origem foi exibido antes de Homem de Ferro 2.

Com história de David S. Goyer e Christopher Nolan; roteiro de Christopher Nolan e Jonathan Nolan; dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard(Miranda Tate/Talia Al Ghul), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Liam Neeson (Ra’s Al Ghul), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Joey King (jovem Talia Al Ghul), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh StewartBurn Gorman e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.