A banda reunida para o anúncio em 2011.

A banda britânica de hard rock Black Sabbath retomou recentemente as atividades de sua formação original (ou quase) e, apesar da agenda de shows ao vivo ter sido reduzida drasticamente por causa de problemas de saúde do guitarrista Tony Iommi, a composição de novas canções está a pleno vapor. É o que garante o famoso vocalista Ozzy Osbourne, que afirmou a banda já ter composto 15 novas canções, material que deverá ser selecionado para o novo álbum de estúdio a ser lançado no ano que vem.

Em entrevista à revista musical britânica New Musical Express (NME), o madman do rock afirmou:

Escrevemos cerca de 15 músicas até agora, se vão entrar em um álbum ainda não sei. Vamos continuar escrevendo e tentando entender onde estaríamos agora musicalmente se tivéssemos ficado juntos. O próximo ano é uma boa indicação de como devemos nomear nosso novo disco.

Com isso, o novo álbum deverá se chamar 2013 e será o primeiro da formação original lançado desde 1978, ou seja, em 35 anos no ano que vem.

O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo.

A formação original – Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward – se separou em 1978, com o primeiro substituído por Ronnie James Dio. Em seguida, houve diversas outras formações.

O grupo original até se reuniu algumas vezes, como em 1985, 1998 e 2006, mas até hoje nunca lançou outro álbum de estúdio. O novo trabalho está sendo produzido pelo aclamado produtor Rick Rubin.

A reunião atual, entretanto, exclui o baterista Bill Ward, que abandonou a empreitada por discordar do acordo contratual.