
A banda indie britânica Keane virá ao Brasil em agosto deste ano. O grupo, famoso por ter os teclados como instrumento principal, em vez da guitarra, irá abrir os shows da banda Maroon 5 no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, nos dias 25, no HSBC Arena; e no dia 26 no Arena Anhembi.
Curiosamente, a outra banda, o Maroon 5 faz uma turnê mais extensa pelo país, até agora, pelo menos, sem o Keane, nas cidades de Curitiba, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.
Para quem não conhece, o Keane se formou em Battle, em East Sussex, na Inglaterra, em 1997, mas só emplacou sua carreira alguns anos depois. Depois de perder o seu guitarrista original, o Keane o permaneceu como um trio sem o instrumento, com Tom Chaplin nos vocais, Tim Rice-Oxley nos teclados e Richard Hughes na bateria.
O primeiro álbum, Hopes and Fears, foi lançado em 2004 e foi um fenômeno mundial que vendeu cerca de 5,5 milhões de cópias, foi o segundo disco britânico mais vendido do ano (perdeu para outro campeão indie: Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not do Arctic Monkeys) e puxado pelos singles Somewhere only we know e Everybody’s changing. A crítica aclamou o disco, com suas ótimas composições e a execução impressionante de apenas teclado-bateria, além daquele acento melancólico típico do indie rock.

Após uma extensa turnê mundial, a banda voltou em 2006 com o álbum Under the Iron Sea, que também chegou ao primeiro lugar das paradas britânicas e trouxe os singles Atlantic e Is it any wonder? e uma nova turnê mundial, que no entanto, trouxe alguns problemas de saúde para o vocalista Tom Chaplin, particularmente com o envolvimento com drogas e um tratamento. Enquanto o primeiro era mais melódico, o segundo disco tinha uma pegada mais eletrônica.
O terceiro disco, Perfect Simetry, lançado em 2007, trouxe uma abordagem diferente: mais agressivo, mais eletrônico e com o uso de guitarras pela primeira vez, em busca de novidades sonoras. Para isso, o grupo incorporou um quarto membro: Jesse Quin, se alternando entre guitarra e baixo. O vocalista Tom Chaplin também passou a se apresentar tocando guitarra às vezes.
A banda lançou o EP (compacto duplo) Night Train, em 2010, enquanto ainda estavam na turnê do disco anterior.
O novo álbum, Strangeland dá um retorno à simplicidade eficiente do início da carreira, investindo mais nas composições em si. O primeiro single, Silencied by the night, foi um grande sucesso e o segundo, Disconected, também.

