ReEvolution: o que a Marvel está aprontando?

A editora Marvel Comics está publicando os releases de seu material para o mês de setembro deste ano e eles prometem o início de uma grande reformulação na editora casa de Homem-Aranha, X-Men e Vingadores. O grande evento já tem um nome: ReEvolution, mas ninguém sabe o que ele é ou significa.

Está certo apenas duas coisas. Em primeiro lugar, o evento inicia a partir do fim da maxissérie Avengers vs. X-Men, que coloca as duas principais equipes da editora frente à frente. Em segundo, que tal mudança implicará na troca de lugar das principais equipes criativas da editora. A Marvel mantém há anos um grupo seleto de escritores que são chamados de “arquitetos” do universo ficcional da casa, formado por nomes de grande expressão e sucesso, como Brian Michael Bendis (Vingadores, Homem-Aranha Ultimate), Ed Brubaker (Capitão América), Matt Fraction (Homem de Ferro), Dan Slot (Homem-Aranha), Jonathan Hickman (Quarteto Fantástico), Jason Aaron (X-Men), dentre outros. Os arquitetos funcionam como um conselho, que dita os principais caminhos dos personagens da editora e a evolução dos personagens e grandes sagas.

Os rumores afirmam que Brian Bendis deixaria os Vingadores (que escreve desde 2004 e os transformou na franquia de maior sucesso da editora atualmente, inclusive nos cinemas) para assumir os títulos das equipes mutantes em torno dos X-Men, que há anos vivem períodos de baixa criatividade. O próprio autor negou os boatos, mas eles permanecem fortes. Jonathan Hickman iria para os Vingadores, enquanto Matt Fraction pegaria o Quarteto Fantástico.

Curiosamente, nenhum dos boatos localiza onde estaria Ed Brubaker, que escreve as aventuras do Capitão América desde 2005 e produz uma fase elogiadíssima do personagem desde então.

Os boatos já chegaram a afirmar que ReEvolution seria um reboot da cronologia da Marvel tal qual fez sua maior concorrente – a DC Comics – recentemente. Enquanto a casa de Superman, Batman e Cia. realizou quatro grandes reboots nos últimos 25 anos, a Marvel jamais fez algo do tipo, mantendo sua cronologia padrão desde 1961, quando Stan Lee e Jack Kirby criaram o Quarteto Fantástico, o início do Universo Marvel moderno.

Os editores da Marvel, contudo, já negaram veementemente tal possibilidade.

Mais novidades devem vir na Comic-Con, o maior evento de quadrinhos do mundo, em San Diego, na Califórnia, em julho.