A capa da nova Batman 01, da Panini, em sua primeira tiragem: esgotada! Arte de David Finch.

Este mês de junho, a Panini Comics – editora que republica o material da DC Comics no Brasil – iniciou o lançamento no país da reformulação editorial e cronológica daquela que é a casa de Superman, Batman e Cia. E, de modo similar ao que ocorreu nos EUA em agosto do ano passado, quando foi lançado por lá, está fazendo o maior sucesso!

A Panini divulgou hoje que a nova Batman 01 esgotou sua tiragem nas bancas e comics shops de todo o país, ou seja, teve todas as suas unidades vendidas. Nos EUA, em agosto passado, o mesmo ocorreu, mas com outra revista: Justice League 01, a publicação das aventuras da Liga da Justiça. Nos primeiros meses pós-reboot da DC – cujo nome oficial da empreitada é Os Novos 52 – Justice League foi a revista mais vendida dos EUA, mas foi recentemente ultrapassada por outras, como Batman ou Avengers Vs. X-Men (da concorrente Marvel Comics).

Atualmente, as quatro revistas do Batman – que além da citada são Detective Comics, Batman & Robin e Batman: The Dark Knight – estão todas no ranking das 20 mais vendidas dos EUA todos os meses, não raro com Batman em primeiro ou segundo lugar, o que faz do homem-morcego a maior franquia de quadrinhos da atualidade. E o sucesso ainda pode aumentar com a chegada do novo filme.

A segunda tiragem de Batman 01: arte de Ivan Reis.

Nos EUA, sempre que uma revista esgota sua tiragem, é relançada com uma nova capa. A Panini Comics vai adotar a mesma medida no Brasil. Aqui no país, as revistas são lançadas no formato mix, quer dizer, uma mesma edição congrega mais de uma revista original tal qual é publicada nos EUA. Assim, a Batman 01 brasileira reúne o material de Batman, Detective Comics e Batman: The Dark Knight numa mesma edição. A primeira capa da Batman 01 nacional reproduzia a ilustração de David Finch para Batman: The Dark Knight 01, lançada em setembro do ano passado. A nova tiragem terá uma outra capa, com uma ilustração do desenhista brasileiro Ivan Reis, que ficou famoso desenhando as histórias do Lanterna Verde e hoje produz a revista do Aquaman.

O único “senão” desta história – e que atrapalha um pouco a comemoração do sucesso da Panini – é o fato de, no Brasil, editoras como a Panini se recusarem a divulgar qual é a tiragem de suas revistas. Nos EUA, acompanhamos mês a mês a evolução do mercado com números muito precisos de tiragem, vendagem e participação de cada editora no mercado (em arrecadação e em volume de vendas separadamente!). Aqui no Brasil sequer sabemos quantas unidades uma revista como Batman ou Homem-Aranha vende. 10 mil cópias? 20 mil? Assim, como saber qual o tamanho do sucesso da nova Batman 01 (e mesmo como saber qual o tamanho do mercado de quadrinhos no Brasil?) se não sabemos quantas revistas são vendidas?

Nos EUA, o reboot da DC reaqueceu totalmente o mercado de quadrinhos, que anda combalido desde a década passada. Será que o mesmo acontecerá no Brasil?

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.