Joss Whedon: falando das cenas deletadas.

Os Vingadores, épico do Marvel Studios que reúne nos cinemas pela primeira vez a equipe formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, está prestes a ser lançado em home video nos EUA (e no Brasil também), de modo que o diretor Joss Whedon – já confirmado para a sequência – vem dando muitas entrevistas. A questão das cenas deletadas da versão final dos cinemas é uma das que sempre vêm à tona.

A própria Marvel já revelou várias dessas cenas. Uma delas é bem marcante: mostra o Capitão América como um sujeito solitário e deslocado, afinal, despertou de um sono de 70 anos e todos os que conhecia estão mortos. Ele vê artigos da SHIELD sobre seus colegas no Comando Selvagem, sobre sua ex-namorada Peggy Carter (que está viva e é objeto de outra cena que não foi lançada) e perambula pelas ruas de Nova York, culminando em uma conversa com Stan Lee (em uma segunda aparição dentro do filme) e com uma garçonete.

Perguntado sobre porque uma cena tão forte como essa, que define o espírito do Capitão América dentro do contexto do filme foi retirada, Whedon respondeu ao site Vulture:

Primeiro: o filme tinha três horas. Segundo: O público não respondeu tão bem às cenas no filme [nas exibições-teste] como acho que vão responder aos extras do DVD. A maioria não sabia quem aquele personagem era ou qual era o contexto e estava. (…) Consegui o que eu queria sem precisar fazer isso. Foi difícil. Odiei cortar a sequência [alternativa de abertura, com Colbie Smulders no papel de Maria Hill]. Odiei cortar a coisa do Capitão América com a garçonete. (…) Você sabe, essas partes pareciam bastante pessoais para mim e parte da razão de fazer Muito Barulho era que eu podia voltar para Os Vingadores e dizer, “Oh, não é sobre mim. Apesar de ser meu filme, é sobre os Vingadores. Sou menos importante que as necessidades do filme”.

O Capitão América tinha ainda mais cenas na versão original.

O interessante quanto a cena do Capitão com a garçonete é que a moça ainda aparece na versão final do filme. Já perto do final, quando os Vingadores estão combatendo os aliens Chitauri, o herói é atirado dentro de um prédio e sem máscara. Ela está lá e aponta. Agora, percebemos que ela estava, na verdade, reconhecendo o herói como o homem da cena anterior, coisa que não faz sentido sem a primeira cena.

Por fim, um detalhe: na versão final que foi aos cinemas, o Capitão América é o personagem com mais tempo de tela e teria ainda mais não fosse os cortes finais.

Dirigido e escrito por Joss WhedonOs Vingadores, reúne um elenco estrelar: Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skargsgard (Dr. Selvig), Clark Gregg (Agente Coulson), Cobie Smulders (Agente Maria Hill), Gwynelt Paltrow (Pepper Potts) e Amanda Righetti (agente da SHIELD). A estreia no Brasil foi em 27 de abril.

O filme em DVD e Blu-ray está atualmente em pré-venda no Brasil.

Os Vingadores surgiram em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.