Adam Canto está em X-Men, mas qual o papel dele?
Adam Canto está em X-Men, mas qual o papel dele?

X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox, está em estágio avançado de pré-produção. E enquanto o diretor Bryan Singer continua postando fotos dos bastidores – como aquelas dos atores Patrick Stewart e Shawn Ashmore – o gigantesco elenco continua crescendo. Desta vez, foi o ator mexicano Adam Canto que confirmou sua contatação para atuar no filme num post do Twitter. Ele é conhecido atualmente por estar na série de TV The Following.

A grande questão é que numa postagem anterior, quando perguntado qual seria o seu próximo trabalho ele disse: “se ficasse nervoso, viraria uma bola de fogo”.

O Mancha Solar nos quadrinhos: herói brasileiro.
O Mancha Solar nos quadrinhos: herói brasileiro.

Tudo indica, então, que isso estaria relacionado a alguns dos mutantes da Marvel. Muitos deles têm poderes relacionados ao fogo, mas como o ator é mexicano, ou seja, latino, é bem mais provável que se trate do Mancha Solar, um herói que, nos quadrinhos, é brasileiro.

Mancha Solar foi criado por Chris Claremont e Bob McLeod em Marvel Graphic Novel 04: New Mutants, em 1982. Era uma estratégia da Marvel de criar um grupo de heróis bem jovens para concorrer com os Novos Titãs da DC Comics, que eram o maior sucesso da Distinta Concorrente na época.

O volume fez bastante sucesso e garantiu o lançamento da revista mensal New Mutants, com as aventuras dos Novos Mutantes, em 1983, escrita por Claremont, e contando com vários desenhistas, como Sal Buscema, Bill Sienkiewicz e Jackson Guice. Na trama, motivado por uma onda antimutante comandada por Donald Pierce (aliado do Clube do Inferno) e achando que os X-Men haviam morrido em uma missão, Charles Xavier decide treinar uma nova equipe de mutantes adolescentes, reunindo Karma, Mancha Solar, Miragem, Míssil e Lupina. A equipe foi acrescida depois de vários outros membros – Magma, Magia, Warlock e Cifra – e continuou sendo publicada com sucesso ao longo do resto da década.

O título foi assumido pela escritora Louise Simonson em 1986 (ela já escrevia X-Factor), ao lado do desenhista Bret Bleeving, numa fase mais dark. Por fim, o título foi assumido pela dupla Fabian Niceza e Rob Liefeld, que mudaram bastante a ambientação da série, incluindo uma série de coadjuvantes novos, como Cable, Dominó e Deadpool. Quando Cable se torna o novo líder dos Novos Mutantes, a revista mudou de título para X-Force, em 1991. A última edição de New Mutants foi o número 100.

A estreia dos Novos Mutantes em 1982.
A estreia dos Novos Mutantes em 1982.

Mancha Solar esteve na revista a maior parte do tempo. Ele é um brasileiro chamado Roberto da Costa, nascido no Rio de Janeiro, filho do poderoso e rico empresário Emanuel da Costa e da arqueóloga Nina da Costa. Roberto era jogador de futebol e estava escalado para jogar nos Jogos Olímpicos na adolescência, quando seus poderes mutantes se manifestaram. Ele é capaz de cobrir o corpo com um tipo de energia solar escura, lançar bolas de fogo e derreter coisas; além de ter força sobrehumana.

Atualmente, Mancha Solar é membro dos Vingadores, como consequência dos eventos de Vingadores versus X-Men.

Nos quadrinhos, o arco Dias de Futuro Esquecido, escrito por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicado em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.

X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final) e Matthew Vaughn (de Kick-Ass); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Jason Flemyng (Azazel), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Hugh Jackman (Wolverine), Halle Berry (Tempestade), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo), Daniel Cudmore (Colossus), Fang Bingbing (Blink), Peter Dinklage (papel não-revelado), Omar Sy (papel não-revelado) e Adam Canto (papel não-revelado). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.