
Uma das grandes sensações em torno de Captain America – The Winter Soldier, sequência de Capitão América – O Primeiro Vingador e de Os Vingadores, até agora chamado no Brasil de Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador, com as aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney, foi a contratação do ator Robert Redford, uma das maiores lendas da história do cinema. Ao site The Straits Times (reproduzido pelo Here Be Geeks), ele justificou mais uma vez sua escolha em atuar no filme:
Eu acho que uma carreira requer certa dose de reinvenção. Se você segue apenas um caminho, as coisas podem ficar perigosas. O sucesso tem um lado negro. Você tem que ser cuidadoso quando tem um grande sucesso em algo, que é não mais experimentar outras coisas e ficar apenas seguindo aquilo, reproduzindo-o. É por isso que estou fazendo a coisa do Capitão América. Eu gosto da ideia de interpretar um vilão. Eu fiz apenas porque é uma coisa diferente para eu fazer.

O final de sua frase entrega que seu papel é de um vilão. Oficialmente, o personagem de Redford é descrito como Alexander Pierce, o chefão da SHIELD, e portanto, superior de Nick Fury, o Diretor da agência.
Contudo, como o HQRock já havia comentado antes, não é impossível que na verdade o ator esteja interpretando Alexsander Lukin, um ex-general russo que é a grande mente maligna por trás do Soldado Invernal, o vilão do filme. É bem possível que, tal qual na história que lhe deu origem, Lukin se passe por um “homem bom”, enquanto comanda um império criminoso. No contexto do filme, é possível que “Alexander Pierce” seja uma identidade falsa usada por ele para controlar a SHIELD. Ou simplesmente um nome falsa que o estúdio está usando para não entregar o personagem…
Já se sabe por comentários de outros envolvidos no filme que na trama, Steve Rogers, o Capitão América, não ficará contente com as coisas da SHIELD e vai agir por contra própria.

Outro ator que falou sobre o filme foi Anthony Mackie, que vive Sam Wilson, o Falcão. Ao Times Picayune, Mackie disse que o Falcão será uma parte importante da trama e que deve aparecer em torno de 60% do filme. Além disso, disse que The Winter Soldier é um tipo de Os Vingadores 2, por causa de seu grande elenco.
O Retorno do Primeiro Vingador mostrará o Capitão América tentando se adaptar ao mundo contemporâneo depois de passar 70 anos congelado; e lidando com as consequências dos eventos mostrados em Os Vingadores. Além disso, estará envolvido em uma grande operação da SHIELD e seu velho amigo Bucky Barnes é agora um vilão assassino chamado Soldado Invernal; mas haverá outros vilões, como Ossos Cruzados. Em compensação o supersoldado também ganhará novos aliados, nas figuras da Agente 13 da SHIELD, Sharon Carter, e do Falcão.
Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador mantém os mesmos roteiristas da primeira parte: Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção é dos irmãos Joe e Anthony Russo. O elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Redford (Alexander Pierce), Sebastian Stan (Buck Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Cobie Smulders (Agente Maria Hill), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) e Georges St. Pierre (Baltroc, o saltador), além de participações de Hayley Atwell (Peggy Carter), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Toby Jones (Armin Zola) e Maximiliano Hernandez (agente Jasper Sitwell). As filmagens já começaram em Los Angeles e devem passar por Cleveland (Ohio) e Washington-DC. A estreia será em 04 de abril de 2014.
O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

