Christian Bale: Batman não mais.
Christian Bale: Batman não mais.

Numa entrevista à revista Entertainment Weekly, o ator britânico Christian Bale foi enfático: não voltará mais a interpretar o personagem Batman, apesar dos planos de se produzir em breve Liga da Justiça, filme sobre o supergrupo de heróis da editora DC Comics, que reúne Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash, e será levado aos cinemas pela Warner Bros.

Bale, que viveu Bruce Wayne na aclamadíssima Trilogia Cavaleiro das Trevas, afirmou:

Fomos extremamente afortunados em fazer três [filmes dos Batman]. Isso é o suficiente, não sejamos gananciosos. [O diretor] Chris [Nolan] sempre disse que queria fazer um filme de cada vez; e quando percebemos, estávamos sentados, olhando um para os outros e dizendo: “lá vamos fazer o terceiro”. Nunca realmente soubemos se iríamos chegar até lá, mas se aquilo era o que era para acontecer, isso deveria também ter um fim.

Perguntado sobre o filme da Liga da Justiça, Bale foi firme:

Eu não tenho informações. Não tenho conhecimento sobre nada. Literalmente, não conversei com nenhuma viva-alma. Sei que estão tentando fazer um filme da Liga da Justiça. É isso.

Batman: novo ator para o personagem?
Batman: novo ator para o personagem?

E sobre outro ator vestir a capa do Batman, disse esperar algo bom para o futuro:

É uma tocha que tem que ser entregue de um ator para outro. Então, estou ansiosamente animado para ver o que alguém fará com ele em seguida.

No passado, o ator chegou até a dizer que faria um quarto filme do Batman se Christopher Nolan estivesse envolvido. Mas seu comentário é definitivo.

Ou não?

Algumas fontes continuam a insistir que a Warner Bros. usará o mesmo Batman da Trilogia Cavaleiro das Trevas para encontrar com o Superman de O Homem de Aço, vivido por Henry Cavill, no filme recém-estreado nos EUA (e que chega ao Brasil em duas semanas). Apesar de que o roteiristas dos filmes do Batman, do filme do Superman e do vindouro Liga da Justiça, David S. Goyer, também já ter afirmado que o Batman que se reunirá com o time da Liga será outro que não o da trilogia de Nolan.

Liga da Justiça: em 2015?
Liga da Justiça: em 2015?

Christopher Nolan também é produtor de O Homem de Aço e dizem que estará envolvido com o filme da Liga.

Fazer o Superman de Henry Cavill e o Batman de Christian Bale se encontrarem seria uma maneira de encurtar a estrada para a formação da Liga da Justiça, além de atender ao ensejo de muitos fãs. Uma curiosidade é que tanto Cavill quanto Bale são britânicos e não norteamericanos.

Tendo em vista o mundo do cinema, não é impossível que Liga da Justiça use uma versão muito próxima do Batman de Bale e Nolan, mas vivido por outro ator. Assim, aproveitaria-se o boom da Trilogia (que arrecadou US$ 2,5 bilhões nas bilheterias mundiais) ao mesmo tempo em que se preservaria a solidez daquela obra fechada e realista de Nolan.

Batman-Bale e Superman-Cavill: nada de encontro?
Batman-Bale e Superman-Cavill: nada de encontro?

A única coisa certa até agora é que O Homem de Aço ganhará uma sequência em breve e que a Liga da Justiça virá em seguida.

Rumores recentes afirmam que a Warner pretende lançar O Homem de Aço 2 já no fim do ano que vem e Liga da Justiça em 2015.

Liga da Justiça já teve um roteiro escrito por Will Beal, mas foi descartado pelo estúdio e David S. Goyer (da Trilogia Cavaleiro das Trevas do Batman e de Superman – O Homem de Aço) foi contratado para escrever. É possível que Zack Snyder (de 300, Watchmen e Superman – O Homem de Aço) seja o diretor. Os planos da Warner são de levá-lo aos cinemas em 2015.

A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.