Gordon no desenho animado Batman: Ano Um.
Gordon no desenho animado Batman: Ano Um.

Para que depois de anos deixada para trás pela concorrente Marvel Comics, a DC Comics, editora que publica heróis como Superman e Batman, vai correr atrás do prejuízo nas adaptações live action. O plano de dominação começa pela TV. Depois do sucesso de Smallville (com as aventuras de Clark Kent antes de se tornar o Superman), que durou 10 Temporadas; e de fracassadas tentativas de levar à frente séries do Aquaman e da Mulher-Maravilha, a DC faz sucesso hoje com Arrowa série de TV que  adapta o herói Arqueiro Verde, exibida pelo canal The CW, pertencente ao conglomerado Warner Bros. E vem mais por aí: além das já anunciadas séries Gotham e Homem-Hora, também se planeja uma série da Justiça Jovem, o grupo de super-heróis adolescentes formado por Superboy, Robin, Batgirl, Miss Marte e vários outros.

Vamos por partes.

Segundo o site Bleeding Cool, Gotham, que explorará o passado do Comissário Gordon, coadjuvante do universo do Batman, mostrará a juventude do policial e terá como ponto de partida o ainda detetive Jim Gordon investigando um famoso duplo homicídio: o assassinato de Thomas e Martha Wayne, ou seja, os pais de Bruce Wayne, o menino de oito anos que no futuro se transformará no Batman.

Com isso, Gotham pode se passar cerca de 18 anos antes do surgimento do Batman em Gotham City! Mas claro que pode ser também em uma temporalidade mais próxima, como em um tipo de revisão do caso, por exemplo.

De qualquer modo, é um bom ponto de partida.

O Homem-Hora na arte de Alex Ross.
O Homem-Hora na arte de Alex Ross.

Homem-Hora, aparentemente, irá explorar os efeitos da droga miraclo – que nos quadrinhos conferem os estranhos poderes do herói – em vários indivíduos diferentes. O Bleeding Cool acha que a série se aproximará dos quadrinhos porque já existiram três Homem-Hora na DC: o original Rex Tyler; seu filho, Rick Tyler; e Max Tyler, um clone do primeiro, mas mais jovem.

A produção da série está a cargo de Dan Lin e Jennifer Gwartz; e o roteiro será de Michael Caleo.

A Justiça Jovem nos quadrinhos.
A Justiça Jovem.

Por fim, a Justiça Jovem também ganhará uma série de TV com atores! O grupo de heróis adolescente já tem uma série de desenhos animados desde 2010. Justiça Jovem está programada para 2015, com foco em drama e romance, a ser exibido no The CW e protagonizado por Superboy e Miss Marte.

Nos quadrinhos, a Justiça Jovem surgiu para substituir os Novos Titãs, que havia sido formado por adolescentes, mas já tinha todos os seus membros se tornado adultos à época. A Justiça Jovem voltava a reunir adolescentes, originalmente com Superboy (Connor Kent), protegido do Superman; Robin (Tim Drake), parceiro do Batman; e  Impulso, parceiro adolescente do Flash. Mais tarde, o grupo ganhou vários outros heróis.  Sua versão em desenho animado mistura membros com as versões anteriores dos Titãs.

O Exterminador, apesar de vilão, pode ganhar um filme.
O Exterminador, apesar de vilão, pode ganhar um filme.

Passando ao cinema, agora, também o Bleeding Cool afirma que a Warner Bros. está planejando investir em uma grade de dois filmes da DC Comics por ano, realizados com baixo orçamento. Assim, seriam privilegiados personagens como Gladiador Dourado, Exterminador (Deathstroke), Team 7 e Esquadrão Suicida, citando, inclusive, que este último poderia custar apenas US$ 40 milhões para ser realizado.

É uma grande diferença, em vista que filmes de Batman e Superman custam em média 180 a 200 milhões.

Seria uma medida para ampliar o Universo DC nos cinemas a baixo preço. Quem sabe? Não se comenta se há um esquema paralelo para personagens de maior custo, como por  exemplo, Flash, Mulher-Maravilha e a Liga da Justiça.

De concreto, Batman Vs. Superman começa a ser gravado em 2014.

***

O Homem-Hora foi criado por Ken Fitch e Bernard Baily  em 1940, em Adventure Comics 48. O personagem é membro da Sociedade da Justiça e já teve várias versões diferentes.

O Comissário Jim Gordon foi criado por Bob Kane e Bill Finger, aparecendo em Detective Comics 27, de 1939, na primeira história do Batman. Desde então, é um dos principais personagens coadjuvantes do universo do homem-morcego, aparecendo também na TV, nos desenhos animados e no cinema.

A Justiça Jovem é um grupo de heróis adolescentes criado por Todd DeZago e Todd Nauk em Young Justice 01, de 1998, reunindo originalmente Superboy, Robin e Impulso.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.