
Ontem, o próprio diretor Bryan Singer anunciou um novo filme da franquia X-Men, supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox: será X-Men – Apocalypse com estreia em 2016! Isso quer dizer a produção deve começar logo em breve, no ano que vem.
Nos quadrinhos, Apocalypse é um dos principais vilões dos X-Men. Criado pelo casal Louise Simonson (texto) e Walter Simonson (desenhos) na revista X-Factor 06, de 1986, que trazia aventuras de uma equipe derivada dos X-Men, formada por seus membros originais – Ciclope, Jean Grey (Garota Marvel), Fera, Homem de Gelo e Anjo – o vilão se transformou em uma figura central do Universo Mutante da Marvel nos anos 1990.
Sua história de origem o coloca como o primeiro mutante a surgir na Terra, nascendo há mais de 5 mil anos, no Egito, com o nome de En Sabah Nur. Imortal, viveu através das eras acumulando cada vez mais poder. Esse detalhe o transformou numa referência nodal para as várias histórias dos X-Men que envolvem o futuro. O arco de histórias mais famoso do vilão é justamente A Era de Apocalipse, de 1996, que mostra uma Terra paralela na qual a morte precoce de Charles Xavier resulta na não-existência dos X-Men e a ascensão de Apocalypse como dominador mundial.

Por ser imortal, suas histórias sempre trazem elementos do passado e do futuro, tornando-o ideal para uma sequência de Dias de Um Futuro Esquecido. Dentre os momentos mais célebres de Apocalypse está a infecção do filho bebê de Ciclope com um vírus mortal tecnogânico, o que faz com que o líder dos X-Men seja obrigado a enviar seu filho para o futuro para poder ser curado. Descobrimos depois que o bebê Nathan Christopher Summers se transforma no herói conhecido como Cable, que vem para o nosso presente. Mas enquanto ainda estava em seu futuro, o maior inimigo de Cable continuava sendo Apocalypse.
No cinema, provavelmente, Dias de Um Futuro Esquecido deixará algum gancho para a aparição de Apocalypse. E embora não haja nenhum tipo de informação adicional além do título e da data, o filme de 2016 muito provavelmente continuará a explorar os X-Men de dois tempos (passado e presente), reunindo o elenco de X-Men – Primeira Classe e da Trilogia dos X-Men dos anos 2000.

Vale lembrar que além de Dias de Um Futuro Esquecido, há atualmente em desenvolvimento pelo menos outros dois filmes da franquia dos X-Men: uma sequência para Wolverine – Imortal e um filme da X-Force, uma das equipes derivadas.
X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final) e Matthew Vaughn (de Kick-Ass); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz Hugh Jackman (Wolverine), James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Halle Berry (Tempestade), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo), Lucas Till (Alex Summers/Destrutor), Daniel Cudmore (Colossus), Fang Bingbing (Blink), Peter Dinklage (Bolivar Trask), Omar Sy (Bishop), Adam Canto (Mancha Solar), Booboo Stewart (Apache), Evans Peters (Mercúrio) e Josh Helman (William Stryker). O lançamento será em 18 de julho de 2014.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

