Recentemente, a editora Marvel Comics, que publica personagens como Vingadores, X-Men e Homem-Aranha, retomou a prática de publicar graphic novels, romances gráficos que trazem histórias fechadas, geralmente, de qualidade superior às edições mensais tradicionais. A prática foi fundamental nos anos 1980, quando resultou na publicação de vários clássicos modernos dos quadrinhos, e agora, ganha um novo volume, dedicado aos X-Men, o grupo de heróis mutantes da editora. A graphic novel chama-se X-Men: No More Humans.
X-Men: No More Humans é escrita por Mike Carey e desenhada por Salvador Larroca e faz parte de uma iniciativa recente da Marvel de publicar graphic novels de modo concomitante no mundo inteiro. A prática foi iniciada com Vingadores: Guerra Sem Fim, que já saiu no Brasil, alguns meses atrás.
A trama de No More Humans coloca os X-Men em uma situação inusitada: todos os seres humanos simplesmente desaparecem da Terra (o inclui até os super-heróis da editora) e a equipe tem que lidar com as consequências. A situação termina por acirrar as diferenças ideológicas e de tática dos X-Men, causando mais conflito.
(Àqueles que não acompanham os quadrinhos da Marvel na atualidade: os X-Men estão totalmente divididos, apartados em duas facções, uma liderada por Ciclope e outra por Wolverine, com discordâncias quanto a como se posicionar na questão mutante. Ciclope prefere treinar os mutantes como soldados para uma guerra; enquanto Wolverine insiste em educar as crianças a apenas lidar com seus poderes, inclusive, abrindo uma nova escola, a Jean Grey School for Mutants, em homenagem à ex-membro da equipe há muito falecida; paralela à Xavier School comandada por Ciclope. Para piorar a disputa, no megaevento Vingadores Vs. X-Men, de 2012, Ciclope e sua turma foram dominados pela Força Fênix e terminaram se voltando contra os super-heróis da Terra, numa batalha que resultou na morte do professor Charles Xavier. Ciclope foi preso como um terrorista [apesar de não ser responsável por seus atos, afinal, teve a mente dominada], mas conseguiu escapar e continua agindo à margem da lei e da ordem.).
Outro ponto interessante é no lançamento de No More Humans, é que esta é a primeira graphic novel dos X-Men em mais de 30 anos, precedida da clássica O Conflito de uma Raça, publicada em 1982, com roteiros de Chris Claremont e arte de Brent Anderson, numa trama que inspirou o filme X-Men 2. O autor Mike Carey, inclusive, afirma usar esta como inspiração; ressaltando que sua história irá aprofundar ainda mais a o caráter dúbio da moral dos heróis e seus inimigos.
X-Men: No More Humans será lançada nos EUA em maio de 2014, com capa dura e 128 páginas. Se a editora manter a estratégia, a revista deve chegar ao Brasil mais ou menos na mesma época, lançado pela editora Panini Comics.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

