Capa de Planeta Hulk, da Panini.
Capa de Planeta Hulk, da Panini.

A editora Panini Comics, que edita no Brasil o material original da editora norteamericana Marvel Comics, está lançando no país uma versão encadernada da saga Planeta Hulk, estrelada pelo famoso golias verde dos quadrinhos.

Planeta Hulk é uma das mais famosas e apreciadas histórias do Hulk nos últimos anos. Publicada originalmente em 2006, o arco de histórias mostra o Hulk sendo exilado da Terra. Tony Stark, o Homem de Ferro, Reed Richards (o Sr. Fantástico do Quarteto Fantástico), Prof. Charles Xavier (dos X-Men), Raio Negro (dos Inumanos) e Namor, o príncipe submarino, formavam uma sociedade secreta chamada Os Illuminati, que discutia as ações superhumanas na Terra. Vendo o Hulk como uma ameaça irrefreável, o grupo decide simplesmente retirá-lo do planeta. Armando uma armadilha, fazem o Hulk embarcar em uma nave e lançá-lo nos confins do espaço sideral!

Hulk: escravo gladiador?
Hulk: escravo gladiador?

A nave termina caindo no planeta Sakaar, onde o Rei Vermelho comanda a população com mão de ferro e os entretêm com uma batalha incessante de gladiadores. O Hulk é transformado em um escravo e colocado no jogo, mas logo, mobiliza seus companheiros em uma rebelião para derrotar o sistema repressor do Rei Vermelho.

Planeta Hulk tem textos de Greg Pak e desenhos de Carlo Pagulayan e tem o mérito de ser uma aventura absurdamente ousada, ao colocar o gigante esmeralda em uma situação totalmente inesperada. Por isso mesmo, é um grande frescor criativo e divertido, o que ajuda a explicar o seu sucesso. Além disso, a saga criou todo um novo universo de personagens coadjuvantes que passaram a ter peso na cronologia do Hulk, mudando completamente sua trajetória biográfica e editorial.

A longa fase agora é reunida no Brasil em um único volume encadernada pela Panini. Como parte da linha Marvel Deluxe, Planeta Hulk tem capa dura, papel especial e incríveis 428 páginas! (O maior volume da linha até aqui, fazendo jus às características do Hulk como personagem…). O preço também é incrível: R$ 100,00! O volumão reúne as edições originais da revista do personagem, The Incredible Hulk 92 a 105; e as edições especiais Giant Size Hulk 01, Amazing Fantasy 15 e Planet Hulk: Gladiador Guidebook.

Planeta Hulk foi adaptado como um desenho animado em longametragem pela própria Marvel.
Planeta Hulk foi adaptado como um desenho animado em longametragem pela própria Marvel.

A sequência de Planeta Hulk é World War Hulk (Hulk Contra o Mundo, no Brasil), que foi lançada por aqui em minissérie há alguns anos. É de se esperar que, caso o encadernado Planeta Hulk seja um sucesso, a Panini termine lançando a sequência no mesmo formato.

Planeta Hulk também já foi adaptado como um longametragem em desenho animado, pela própria Marvel.

O Incrível Hulk foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962, estreando na revista The Incredible Hulk 01. O personagem já teve vários desenhos animados, uma série para a TV com atores e dois filmes para o cinema. Nos quadrinhos, é membro fundador dos Vingadores e também dos Defensores.