jimmy page 2018 by PA images planet magazineEm entrevista à revista Planet Rock, o guitarrista Jimmy Page, líder da lendária banda de hard rock Led Zeppelin, afirmou que existe muito material ao vivo do grupo que ele está disposto a lançar, começando já este ano, em que será comemorado os 50 anos de estreia da banda que reunia também o vocalista Robert Plant, o baixista John Paul Jones e o baterista John Bonham. O anúncio da revista é uma prévia da reportagem especial de 22 páginas dedicadas à banda na nova edição da Planet Rock.

À revista, Page afirmou:

Eu não posso falar muito, mas há outra gravação multipista [em vários canais] que nós lançaremos. É totalmente diferente de tudo mais já lançado. É outra abordagem, se comparada com How The West Was Won ou The Song Remains the Same.

led zeppelin live black and white
Led Zeppelin: material inédito ainda disponível.

Os dois títulos citados são outros dois materiais ao vivo já lançados pelo grupo: o primeiro em 1975 (como um longametragem e uma trilha sonora) com um concerto no Madison Square Garden, em Nova York, registrado dois anos antes; e o segundo um box-set lançado em 2003 registrando dois concertos do grupo na cidade de Los Angeles, no Los Angeles Forum e no Long Beach Arena, nos dias 25 e 27 de junho de 1972.

led zeppellin united 2012
Os membros remanescentes ao lado do filho do baterista original, Jason Bonham, na época do lançamento de How the West was Won.

Inclusive, How The West was Won é considerado pelo próprio Jimmy Page (pelo menos até agora) como a melhor representação do que a banda era ao vivo. Este álbum é o primeiro dos produtos anunciados em meio às celebrações dos 50 anos da banda: uma versão remasterizada com três CDs ou quatro vinis de 180g; DVD com Double Soundround 5.1; um livro com imagens inéditas; e a reprodução em altíssima resolução da capa original do álbum, das quais as 30 mil primeiras serão numeradas. O lançamento será em 23 de março pela Atlantic Records e Swan Records, a gravadora do grupo.

Voltando aos novos lançamentos, Page acrescenta:

Estou ansioso para que as pessoas escutem isso. Há um monte de material para sair, uma boa quantidade de lançamentos. Gostaria de dizer que eles irão vir ao longo dos próximos 10 anos. Há muito por vir, com certeza.

led zeppelin jimmy page on planet rock magazine 2018Recentemente, o Led Zeppelin relançou toda a sua discografia, repleta de material inédito, com sobras de estúdio. Na ocasião, o próprio Page também disse que havia “esgotado” o arquivo de material de estúdio da banda. Não está claro se os novos lançamentos serão apenas ao vivo ou de fato existem outros materiais de estúdio.

De qualquer modo, com as comemorações dos 50 anos da banda muita coisa deve chegar ao mercado em breve.

led zeppelin 2007
A banda reunida pela última vez no O2 Arena, em 2007.

Só não espere por uma nova reunião da banda. A revista insistiu no tema e Page foi categórico:

Eu duvido muito. Vamos apenas encarar os fatos: vamos atravessar o décimo aniversário do The O2 [Arena, na qual realizaram um concerto de reunião, em 2007], onde nos engajamos em fazer um grande concerto. Aquela foi a única coisa que fizemos em muito tempo, então, eu duvido muito que faremos qualquer outra coisa. Realmente penso que o tempo passou.

De fato, após o término da banda em 1980, o Led Zeppelin se reuniu apenas em pouquíssimas ocasiões, como no Live Aid de 1985, no aniversário da Atlantic Records, em 1987 e no concerto do O2 Arena em 2007. Em meio a isso, Robert Plant e Jimmy Page gravaram dois álbuns como dupla na metade da década de 1990.

Em entrevistas passadas, Page se mostrou bastante favorável à reunião do grupo, ao contrário do vocalista Robert Plant que sempre é enfático de que não irá mais tocar com os velhos companheiros.

O Led Zeppelin foi a mais importante banda de rock dos anos 1970. O grupo é reminiscência de outro na qual Jimmy Page era o guitarrista, os the Yardbirds. Numa tentativa de manter aquela banda em produtividade, terminou fundando uma nova: o Led Zeppelin, em 1968. O grupo lançou o álbum homônimo de estreia no início do ano seguinte e já foi um grande sucesso tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos, o que rendeu homéricas turnês neste último. A banda encerrou as atividades em 1980 após o falecimento do baterista John Bonham, vítima de um coma alcoólico enquanto ensaiava para uma turnê.