
Prestes a começar a Comic-Con de San Diego, o maior evento promocional e celebrativo sobre cultura pop do planeta, muitos rumores e notícias chegam sobre o Marvel Studios e seus planos para os próximos anos. No evento deste fim de semana devem sair muitas novidades – e o HQRock irá trazê-las – mas vamos adiantando o que saiu já esta semana.
Em primeiro lugar, um anúncio oficial do Marvel Studios revelou o cronograma de produções do estúdio até 2019 e ele surpreende porque a Marvel irá além do esquema de dois filmes/ano que usou até hoje, aumentando-o para três produções anuais pelo menos no ano de 2017. Com o novo cronograma, os super-heróis da Marvel terão nada menos do que 10 filmes novos lançados até a data anunciada. Desses apenas três estão realmente confirmados: Os Vingadores 2 – A Era de Ultron e Homem-Formiga (em 2015) e Capitão América 3 (2016). O restante é especulação, embora aja fortes candidatos para preencher algumas das datas.
Vamos às datas em si e os filmes respectivos (certos e rumorizados):
- Os Vingadores 2 – A Era de Ultron, 01 de maio de 2015;
- Homem-Formiga, 17 de julho de 2015;
- Capitão América 3, 06 de maio de 2016;
- [Não-revelado] – possivelmente Dr. Estranho, 08 de julho de 2016;
- [Não-revelado] – 05 de maio de 2017;
- [Não-revelado] – 28 de julho de 2017;
- [Não-revelado] – 03 de novembro de 2017;
- [Não-revelado] – 06 de julho de 2018;
- [Não-revelado] – 02 de novembro de 2018;
- [Não-revelado] – 03 de maio de 2019.

A lista fala por si: a Marvel tem um plano, que envolve, inclusive, a “aceleradinha” de 2017. Para completar a lista basta vermos o que disse o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, em entrevista ao site IGN também esta semana.
Feige disse:
Guardiões da Galáxia ampliou o nosso desejo de fazer coisas diferentes. Para iniciar a produção, a cada ano, de uma sequência de algo pré-existente, uma franquia de sucesso, e de algo novo. Faremos isso ano que vem com A Era de Ultron e Homem-Formiga, e esperamos fazer continuar com isso nos anos seguintes.
Claro que o plano da Marvel depende das bilheterias e da aposta dos financiadores e executivos de Hollywood; mas tendo em vista que o estúdio detém algumas das mais poderosas franquias do cinema da atualidade (Vingadores, Homem de Ferro e Capitão América), é bem possível que consigam o intento. Neste caso, dá para preencher o cronograma acima com algumas das ideias que vêm correndo há algum tempo.

Poderíamos apostar, por exemplo, que em 2017 veremos filmes de Pantera Negra, Hulk e Thor. Dois velhos conhecidos – um com filmes solo de sucesso (Thor 3), outro que não emplacou sozinho (Hulk 2), mas que se tornou a grande sensação de Os Vingadores e deve repetir a dose em A Era de Ultron. Thor deve manter a tradição de um lançamento em novembro, o que vem dando certo. O Hulk detém um ator de grife (Mark Ruffalo), que sempre demonstrou muito entusiasmo pelo personagem, algo que o estúdio deve explorar logo. E ao contrário do que querem alguns fãs, esse filme do gigante esmeralda não será calcado em tramas dos quadrinhos como Planeta Hulk ou Hulk Contra o Mundo, mas na relação entre o monstro e Banner, a fim de explorar a interpretação de Ruffalo. A novidade poderá ser o Pantera Negra, um importante personagem do Lado B da Marvel.

Há anos os fãs pedem um filme do herói e a Marvel quer mesmo fazê-lo, só tendo o devido cuidado ao saber que se trata de um personagem difícil de adaptar: o Pantera Negra é T’Challa, o rei da nação fictícia africana de Wakanda, ganha poderes especiais ao ingerir uma porção de plantas místicas e ganhar força, resistência e velocidade extrashumanas. Também um gênio científico, T’Challa transformou seu país em um dos mais ricos e socialmente justos do mundo, mas atraiu muitos inimigos, porque Wakanda é o único reduto do mundo de Vibranium, um metal especial que absorve energia cinética e é extremamente resistente.
No campo editorial, o Pantera Negra é extremamente importante, por se tratar do primeiro super-herói negro dos quadrinhos, criado por Stan Lee e Jack Kirby em Fantastic Four 52, de 1966. Coadjuvante do Quarteto Fantástico, logo depois, o herói ingressou as fileiras dos Vingadores e chegou a ser líder da equipe.
Elementos da trama do personagem já apareceram nos filmes da Marvel: o escudo do Capitão América é feito de Vibranium. Muitos esperam que as cenas gravadas na África do Sul para A Era de Ultron tragam algum tipo de referência para Wakanda.
A expectativa em torno do Pantera Negra nos cinemas ganhou força hoje, com o ator John Boyega – que estará no novo Star Wars – postando no Twitter que está agendando um vôo para Wakanda. Irá a Marvel confirmá-lo no papel na Comic-Con?
Voltando ao cronograma, em 2018, é possível vermos uma sequência de Guardiões da Galáxia, caso o filme seja um sucesso. Fica uma vaga totalmente em aberto para uma nova franquia. Os Inumanos são sérios candidatos, mas a Marvel pode surpreender. Uma personagem feminina como a Miss Marvel seria outra ótima escolha.

Por fim, é quase certo que Os Vingadores 3 encerra a lista em maio de 2019. Este filme, quase certamente, irá encerrar todo um grande ciclo do estúdio. Afinal, lá terão ido 11 anos desde o lançamento da Marvel nos cinemas (fazendo seus próprios filmes e não apenas licenciando). Depois de 2019, é provável que as franquias mais exitosas, como Capitão América, Homem de Ferro e Vingadores continuem com seus filmes, mas pelo menos parte significativa do elenco deverá ser trocado. Atores como Robert Downey Jr., Chris Evans e Chris Hemsworth irão passar a tocha para atores mais jovens seguirem em seus personagens, assim como é feito com James Bond e Dr. Who.
Um novo filme do Homem de Ferro, por exemplo, só deve ocorrer depois dessa data e sem Robert Downey Jr., que deverá fazê-lo apenas nos próximos dois filmes dos Vingadores. Um Homem de Ferro 4 pré-2019 só deve ocorrer como plano de emergência, para salvar o estúdio de algum possível fracasso de bilheteria e manter os investidores calmos com um sucesso certo.
A Marvel deve fazer anúncios sobre o tema na Comic-Con. Vamos ficar ligados!


E aí cara? Já tava com abstinência d HQRock… Dez dias sem postar, sendo q esse é um dos blogs q fala com propriedade a nível nacional do assunto de cultura pop, fiquei quase analfabeto nerdicamente =) Parabéns pelo excelente trabalho, cara! Pra ficar melhor, só faltava um programa semanal numa emissora local. E um Twitter =) Valeu!
GostarGostar
Oi, Leonardo! Muito obrigado pelos elogios! Nos esforçamos para fazer o melhor possível e saber que pessoas como você estão gostando é o nosso melhor ganho. Um abração!
GostarGostar