
Todos os anos, o HQRock faz um levantamento das indicações ao Oscar, o prêmio das melhores produções do ano na visão da Academia de Artes e Ciências de Hollywood, quanto aos filmes de super-heróis. Este é um ano magro de indicações, mas ainda melhor do que o ano passado. Três filmes receberam indicações em duas categorias.
Guardiões da Galáxia, do Marvel Studios, lidera a corrida com duas indicações: Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem. E na primeira categoria concorre com Capitão América 2 – O Soldado Invernal, também do Marvel Studios, e X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido, com os personagens da Marvel Comics levados aos cinemas pela 20th Century Fox.

Dessa vez, nenhum filme do gênero concorrerá em categorias como Melhor Som ou Edição de Som, e menos ainda nas mais nobres como Fotografia.
Na verdade, há um preconceito em Hollywood contra os filmes de super-heróis, de modo que estes quase nunca recebem indicações nas categorias principais, como Melhor Filme, Direção ou atores.
Na última década, a honrosa exceção são os filmes de Christopher Nolan, com Batman Begins (2005) indicado ao Oscar de Melhor Fotografia e Batman – O Cavaleiro das Trevas vencendo o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger no papel do Coringa.
Curiosamente, atores fortemente envolvidos em filmes de super-heróis estão sempre nas indicações a Melhor Ator. Este ano dois Hulks concorrem ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante: Edward Norton (de O Incrível Hulk, de 2008) e o atual Mark Ruffalo (de Os Vingadores). Na mesma categoria também concorre J.K. Simmons, que viveu o cômico editor J.J. Jameson na Trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi.

Na categoria Atriz Coadjuvante concorre Emma Stone (a Gwen Stacy de O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro) por seu papel em Birdman.
Na categoria Melhor Ator, temos o favorito Michael Keaton (que fez o Batman no filme de 1989) por Birdman, além de Benedict Cumberbatch (que viverá o Dr. Estranho) por O Jogo da Imitação e Bradley Cooper (que dublou o fantástico Rocket em Guardiões da Galáxia) por American Sniper.
Na categoria Melhor Atriz, temos Marion Cotillard (que fez Miranda Tate em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e Felicity Jones (que fez um pequeno papel como Felicia Hardy em O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro).
Será que nenhum desses grandes atores nunca fez uma performance digna da mesma nota em um filme de super-heróis? O HQRock acha que sim, mas a Academia tem medo de parecer “popular” demais ou “pouco artística”.
Em 2013 e 2014 houve apenas uma indicação em cada ano para filmes de super-heróis, com Os Vingadores e Homem de Ferro 3, respectivamente, ambos na categoria Efeitos Visuais.
A premiação do Oscar 2015 será em 22 de fevereiro.

