joker various facesQuando a editora DC Comics iniciou os preparativos de sua fase atual, chamada Rebirth, dois anos atrás, uma questão logo chamou a atenção: o Batman descobre que, inexplicavelmente, existem três Coringas! A informação chocou os leitores, mas desde então, vem sendo mantida de lado. Agora, isso vai mudar! O IGN noticia que Geoff Johns, escritor mais famoso por seus trabalhos com o Superman (e que também é o Diretor Criativo da DC Entertainment e ex-presidente da DC Films), irá escrever uma história na qual o cavaleiro das trevas investiga o fato.

A informação foi divulgada este fim de semana na C2E2, em Chicago, nos EUA, por Jamie S. Rich, o editor das revistas do homem-morcego. Embora não aja detalhes sobre como a história irá se desenrolar – se Geoff Johns irá assumir a revista Batman ou será uma edição especial ou minissérie – foi revelado que o desenhista será Jason Fabok, que já começou a trabalhar na arte.

justice-league-42-batman-in-the-moebius-chair
Batman obtém a resposta da Poltrona Moebius.

Foi justamente a dupla Johns e Fabok quem lançou a história dos três Coringas. Tudo começou no arco de histórias The Darkseid War, publicado na revista da Liga da Justiça, na qual a dupla revelou algo surpreendente relacionado ao Coringa. Em Justice League 42, o Batman se senta na Poltrona de Moebius, um artefato que dá ao usuário acesso a todo o conhecimento que existe no Universo. Sua primeira ação é perguntar ao artefato qual o nome verdadeiro do Coringa e fica embasbacado com a resposta, que é mantida em segredo ao leitor.

justice-league-50-batman-3-jokers
Batman explica ao Lanterna Verde a resposta. 

Finalmente, em Justice League 50, o Lanterna Verde pergunta ao Batman qual era a resposta e o homem-morcego diz que a Poltrona teria dito que não havia um apenas Coringa, mas três! O tema é retomado novamente na edição especial DC Rebrith 01, publicada poucos meses depois, também escrita por Johns, na qual Batman confirma que misteriosamente existem três Coringas, com os desenhos dando a entender que essas versões eram à  imagem da arte de Jerry Robinson; a clássica versão dos anos 1970 e 80 representada pelo estilo de arte de Brian Bolland (de A Piada Mortal, a mais famosa história do vilão); e por fim, a versão no estilo da arte de Greg Capulco nas histórias perturbadoras do Batman por Scott Snyder entre 2011 e 2015.

batman-and-the-three-jokers

Os três Coringas em Rebirth.

O que será que Geoff Johns guarda na cartola para revelar esse mistério?