ATENÇÃO! Este post contém GRANDES SPOILERS de Vingadores – Guerra Infinita. Se ainda não assistiu a este filme, por favor, não leia!

O Reddit está longe de ser a fonte mais confiável de informações na internet. Porém, alguns dos “rumores” já publicados por lá se mostraram verdadeiros, enquanto a maioria é pura fan-fiction. Mas como adoramos especular, aí vai mais uma “revelação” publicada por lá: segundo um dos usuários, em Vingadores 4, apenas dois dos seis membros originais do time irão sobreviver. Além disso, o Marvel Studios divulgou a sinopse oficial do longa.
A informação é de que, dentre os membros originais dos Vingadores nos cinemas – Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro – apenas dois sobreviverão aos eventos de Vingadores 4. A informação teria sido liberada por gente próxima aos diretores Joe a Anthony Russo, que comandaram o projeto. Porém, o usuário também faz uma interpretação da informação, supondo que ela quer dizer que apenas dois membros permanecerão como Vingadores ativos: Homem de Ferro e Viúva Negra. Não quer dizer, para ele, que os outros morrerão, apenas não permanecerão na equipe.
Provavelmente, o tal usuário faz isso para casar a informação com outro rumor divulgado no Reddit esses dias: de que, ao final de Vingadores 4, cada um dos seis membros originais iria se responsabilizar pela guarda de uma das Joias do Infinito. Este é um evento que realmente aconteceu nos quadrinhos, embora de modo diferente. Nas HQs da Marvel, é mostrado que após a Trilogia do Infinito – quando Thanos se apossou das Joias do Infinito – a organização dos Iluminatti se apossou delas e as escondeu.

Os Iluminatti eram uma organização secreta formada por representantes das raças que habitam a Terra: liderada pelo Homem de Ferro (humano comum) ao lado de Reed Richards (humano que ganhou habilidade especiais após um acidente), Charles Xavier (mutante), Raio Negro (Inumano), Namor (atlante) e Doutor Estranho (representante das artes místicas). Cada um se responsabilizou por uma das Joias e as escondeu. Mais tarde, em meio à Era Heroica, o vilão Capuz chegou a localizar as Joias e tentar usá-las, mas foi impedido pelos Vingadores.
Assim, seguindo a teoria do Reddit, Thor ficaria com a Joia da Alma e a usaria para ressuscitar Loki e reconstruir Asgard na Terra. (Esse plot poderia adaptar diretamente o arco de histórias de J.M. Straczynski com o personagem, publicado a partir de 2012, na qual após Asgard ser destruída no Ragnarok, Thor consegue reconstruir a cidade dourada na Terra).
O rumor também diz que o Capitão América ficaria com a Joia do Tempo e a usaria para voltar a 1945 e viver ao lado de Peggy Carter no passado.
O primeiro rumor até que faz algum sentido, mas este segundo parece muito mais fan-fiction. Afinal, Steve Roger voltar ao passado e ficar por lá implica na criação de uma realidade alternativa na qual os Vingadores jamais existiriam e apagaria tudo o que conhecemos sobre o Universo Marvel nos Cinemas.
Por outro lado, existe uma velha teoria entre os fãs de que Vingadores 4 traria não apenas a morte do Capitão América, como também a do Homem de Ferro. Nem tanto por uma questão de arco dramático, mas muito mais porque seus atores respectivos – Chris Evans e Robert Downey Jr. – não devem mais renovar seus contratos para interpretá-los. 
Analisando as declarações deles em entrevistas, Evans já afirma há muito tempo que pretende se aposentar da carreira de ator e se dedicar mais a outras coisas, entre elas, a de diretor de cinema. Por sua vez, não é difícil imaginar Downey Jr. permanecendo ligado ao Marvel Studios, atuando como Produtor Executivo e participando muito esporadicamente de um filme ou outro com o passar dos anos.
Caso isso acontecesse, teríamos então a morte do Capitão América em Vingadores 4. Esta é outra teoria comum entre fãs: Steve Rogers é o personagem que tem o arco dramático mais bem definido em todo o Universo Marvel nos Cinemas, o que seria “coroado” com sua morte e finalização. Faz sentido.
Porém, aqui no HQRock não vemos problema nenhum na substituição de atores para viver o mesmo personagem, especialmente se for 1) para manter a história contada por muitos mais anos; 2) e a troca for por um ator tão competente quanto o original. Troca de atores nos mesmos personagens é algo muito comum em Hollywood (na própria Marvel, o Máquina de Combate, James Rhodes, já foi vivido por dois atores; e James Bond, o 007 já teve seis rostos diferentes; até o agente Jack Ryan já foi vivido por quatro atores distintos, incluindo Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck).
Se é para manter a linha narrativa do Marvel Studios para a próxima década e além, não vejo problema em trocar todo mundo: Capitão América, Homem de Ferro, Thor… serem abraçados por uma nova geração de atores que levará adiante o novo capítulo de suas vidas pós-Thanos. Porque não? Seria como a revista trocar de desenhista, nada mais.
Por fim, o Marvel Studios divulgou a sinopse oficial de Vingadores 4, enquanto mantém os detalhes da trama em segredo e o título também:
Uma culminação de 22 filmes interconectados, o quarto capítulo da saga dos Vingadores vai levar as audiências a testemunharem um ponto de virada desta épica jornada. Nossos amados heróis vão verdadeiramente entender o quão frágil é essa realidade e os sacrifícios que precisam ser feitos para sustentá-la.
Muito pouco é dito, é verdade, mas já há dois componentes importantes: a manutenção da realidade – algo implícito quando se lida com viagens no tempo, por exemplo – e os sacrifícios necessários, que exigem mortes.
(Leia uma das teorias sobre Vingadores 4 envolvendo viagens no tempo).
Claro, não faltaram mortes em Guerra Infinita e podemos pensar que aqueles que não foram vaporizados – ou seja, Loki, Heimdall, Gamora e Visão – estão mesmo mortos definitivamente, enquanto aqueles primeiros devem apenas ter sido tragados para dentro da Joia da Alma e poderão voltar a vida. A Marvel não sacrificaria Homem-Aranha, Doutor Estranho e Pantera Negra, além de praticamente todos os Guardiões da Galáxia, quando ainda pode usá-los em filmes no futuro breve; sabendo que os três primeiros praticamente acabaram de estrear nos cinemas e a equipe espacial é um grande sucesso e terá pelo menos mais um filme a ser lançado em 2020.
Isso quer dizer que Capitão América e mais um ou outro vingador se sacrificar pela manutenção da realidade é algo que deve ser esperado. Não duvide se Tony Stark também bater as botas.


Pois é Irapuan, especular está no DNA nerd não é mesmo, então vamos lá:
– um sacrificio de um ou mais dos Vingadores originais é bem provável, há até o rumor de uma cena de um grande funeral ter sido rodada. Aposto no Capitão, resolveria bem o arco do “herói fora de seu tempo” e o Chris Evans quer mesmo parar; passar o manto daria um ótimo novo arco do personagem, com Bucky assumindo e o Falcão de dupla, ou vice-versa tb funcionando muito bem
– acho que o Stark não morre e o Downey Jr continua ligado à Marvel, fazendo uma ponta ou outra nos filmes como um grande “padrinho” dos novos heróis; adaptar o arco da Iron Heart faria muito sentido, uma outra heroina feminina e teen no pedaço com muito gás para uma nova trilogia
– bem possivel que os herois dividam a posse das joias no final pra sua proteção, mas creio que só os de grande poder ou cósmicos arriscariam o pescoço – Homem de Ferro, Thor, Guardiões, Pantera, Dr Estranho e Capitã Marvel – o Hulk não é confiável pra isso e não dá mesmo pro Gavião ou Viúva guardarem um jóia no armário do banheiro, né…
– falando em Hulk, uma idéia radical seria o Banner morrer como nas HQs, e um novo Hulk como o vermelho ou o Amadeus Cho, com apelo no mercado asiático, surgirem, não? Ninguém comenta isso, mas quem sabe…
– por fim a idéia de Thor reconstruir Asgard com a jóia é muito boa, e mesmo recuperando o Loki. Mas antes disso, quem sabe ele terá ajudado Stark a construir uma Uru Armor para um último pega com Thanos?
– agora, a especulação mais radical: os Skrulls serão introduzidos no filme da Capitã Marvel – e se eles tiverem uma participação em Vingadores 4, digamos provocando uma certa invasão secreta? Apenas especulando… 😌. Grande abraço!
GostarLiked by 1 person
Oi, Jorge. Pois é, não acho que a inclusão dos Skrulls logo antes de Vingadores 4 é um acidente. Pq a Marvel nem precisava deles para o filme da Capitã Marvel, pois os Kree já davam total conta do pedaço. Mas embora fosse muito legal, não consigo ver a Invasão Secreta nesse contexto, pois seria fazer um filme terráqueo demais. Mas acho que com a ação de Thanos, os Skrulls irão causar um grande mal ao universo, algo que necessitaria da intervenção dos Vingadores. E de Thanos também. Isso nos levaria à Guerra Kree-Skrull e não à Invasão Secreta.
O grande furo dessa teoria seria a Capitã Marvel não trazer a GKS em seu filme, mas outra abordagem.
Por outro lado, tenho a sensação de que a Marvel irá adaptar aquele final da GKS com o Rick Jones evocando os heróis do passado. Seria Tony Stark, claro, e não os heróis do passado, mas os próprios Vingadores, mas ainda penso que farão algo assim.
Mas GKS não é um título usável no cinema. Eles chamarão de outra coisa. Talvez, Guerra Secreta, para fazer uma Trilogia de Guerras, e quem sabe até usar uma coisinha ou outra da saga original.
O que você acha?
Um abração!
GostarGostar
Faz bastante sentido Irapuan, utilizando a GKS no filme da Capitã eles podem justificar seu recrudescimento após os eventos de Vingadores 3, unindo as duas tramas no filme 4 – com isso nada de Invasão Secreta, apesar da presença dos Skrulls e do título mais chamativo e dramático 🙂
GostarLiked by 1 person