A LucasFilm confirmou hoje uma série de informações sobre Star Wars – Episódio IX, filme que irá finalizar a saga principal da franquia espacial mais famosa do mundo. E Luke Skywalker, Leia Organa e Lando Calrissian estão confirmados no longa!

Claro, o elenco principal de Episódio IX será em torno dos personagens de Rey, Finn e Poe Dameron, ao lado dos vilões Kylo Ren e general Hux, que são o fio condutor da trama da Nova Trilogia.

Mas Luke irá voltar como um Fantasma da Força – a projeção astral de um poderoso Cavaleiro Jedi já falecido que mantém contato com o mundo dos vivos pelo domínio da Força – e outro personagem clássico voltará pela primeira vez, com Billie Dee Williams retornando ao papel de Lando Calrissian, que viveu em O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, em 1980 e 1983, respectivamente, e que ganhou uma versão jovem na interpretação de Donald Glover em Han Solo – Uma História Star Wars, que chegou aos cinemas este ano.

Quanto a Leia Organa, cuja a atriz Carrie Fisher faleceu em dezembro de 2016, após às filmagens de Os Últimos Jedi, o diretor do Episódio IX, J.J. Abrams disse que conseguirá concluir a história da personagem utilizando filmagens não usadas daquele último longa, de modo a dar um fim digno à querida personagem.

Assim, Episódio IX terá de volta Daisy Ridley (Rey), Adam Driver (Kylo Ren), John Boyega (Finn), Oscar Isaac (Poe Dameron), Lupita Nyong’o (Maz Kanata), Domhnall Gleeson (General Hux), Kelly Marie Tran (Rose Tico), Joonas Suotamo (Chewbacca), e Billie Lourd (Lieutenant Connix), que serão adicionados por Naomi Ackie e Richard E. Grant em papéis não revelados.

O comunicado oficial omite o nome de Keri Russell, mas a Variety garante que ela assinou contrato hoje mesmo para um papel no filme.

As filmagens de Episódio IX começam oficialmente em 1° de agosto próximo e o lançamento será em 20 de dezembro de 2019.