images (3).jpegEm 14 de maio deste ano faleceu a atriz Margot Kidder, que ficou mundialmente famosa pelo papel de Lois Lane em Superman – O Filme, de 1978, bem como suas sequências. Hoje, a Associated Press divulgou a notícia de que a atriz canadense de 69 anos cometeu suicídio. 

A informação foi dada pelo xerife responsável pelo Condado de Park, no qual Kidder vivia, no estado de Montana, nos EUA. Richard Wood explicou que a causa da morte da atriz foi uma overdose autoinfligida de álcool e drogas. Anteriormente, o agente da atriz havia divulgado que Kidder havia morrido “tranquilamente” enquanto dormia.

A única filha de Kidder, Maggie McGuane confirmou o suicídio e disse:

É um grande alívio que a verdade tenha sido revelada. É importante estar aberta e ser honesta para não haver uma nuvem de vergonha em lidar com isso.

McGuane também espera que a informação ajude outras famílias a lidar com o problema de saúde mental, que sua mãe sofreu ao longo de praticamente toda a vida. Nascida no Canadá em 1948, começou a carreira de atriz aos 20 anos de idade, participando de séries de TV e, além de Superman (1978) chamou a atenção em filmes como The Great Waldo Pepper (ao lado de Robert Redford) e 92 in the Shade (ao lado de Peter Fonda, ambos em 1975), The Amityville Horror (1979) e quase foi indicada ao Oscar por Headaches (1981).

Depois, sua carreira entrou em declínio e ela passou a sofrer de sérios problemas de saúde mental, e em 1996 sofreu um surto psicótico que a levou a ficar três dias desaparecida até ser encontrada vivendo como sem-teto no jardim de uma casa em Los Angeles e ser levada para o hospital em total situação de confusão mental. Na década de 2000, sua carreira viveu uma pequena melhora, com papeis pequenos em séries como Law & Order, The L World e Smallville. Além disso, Kidder era escritora e contribuía com uma coluna na revista de esquerda Counter Punch, desde 2009.