Por essa ninguém esperava: segundo o Ain’t It Cool News, o Marvel Studios está preparando um filme baseado nos heróis britânicos Capitão Britânia e Cavaleiro Negro. E o diretor seria Guy Ritchie (de Sherlock Holmes).

O site diz que a Marvel está adiantando a produção e quer aproveitar a brecha nos estúdios de Pinnewood, próximos a Londres, que seriam usados pelo 007 de Danny Boyle, que foi cancelado pela desistência do diretor.

O Capitão Britânia não foi o primeiro super-herói britânico da Marvel, mas foi o primeiro criado em uma revista específica para o mercado do Reino Unido. O herói estreou em Captain Britain Weekly 01 de outubro de 1976, lançada pela Marvel UK, subsidiária da editora na Grã-Bretanha, mas que pela primeira vez publicava material original em vez de apenas republicações. Esta revista era semanal e tinha estilo mix, como são também no Brasil, e reunia o material original do personagem junto a republicações do Quarteto Fantástico.

Não é muito claro quem criou o Capitão Britânia, sendo possivelmente uma decisão editoral que envolveu o publisher Stan Lee, o editor-chefe Marv Wolfman e o editor da Marvel UK Larry Lieber. Definida a linha geral foi passado o trabalho para Chris Claremont, um escritor em ascensão que havia iniciado há pouco uma aclamada temporada nos X-Men. A arte foi passada a Herb Trimpe, que desenhava o Hulk, mas não foi ele quem criou o visual do personagem, mas o diretor de arte da Marvel, John Romita.

Na trama, Brian Braddock é filho de uma aristocrática, mas empobrecida família e após quase morrer em um acidente de moto é visitado pelo mágico Merlin e sua filha Roma que lhe conferem poderes para se tornar um protetor místico da Grã-Bretanha.

Suas aventuras foram divulgadas em várias revistas seguidas na Inglaterra e sua estreia nos EUA se deu em Marvel Team-Up 65 e 66, de 1978, numa aventura ao lado do Homem-Aranha. Entre seus artistas mais conhecidos, estão os trabalhos de Chris Claremont e Alan Davis e do escritor Alan Moore.

Já o Cavaleiro Negro é Danny Whiteman, que herda a poderosa Espada de Ébano e o manto do Cavaleiro Negro, que pertence à sua família há centenas de anos. Daí que a Marvel já tinha lançado outros personagens com o nome, inclusive um vilão. Ele surgiu em Avengers 47, de 1967, a revista dos Vingadores, teve aventuras solo e se tornou um importante membro da equipe nos anos 1980.