O filme Bohemian Rhapsody foi o grande ganhador do Oscar 2019, com quatro estatuetas, incluindo Melhor Ator para Rami Malek, que interpretou Freddie Mercury; além de ser um grande sucesso de bilheteria, com mais de 600 milhões de dólares e já sendo a maior cinebiografia da história. Mas não estamos falando de música ainda! Claro, o Queen não ia passar em branco com tudo isso: a banda britânica emplacou nada menos que 16 canções no Top 50 dos EUA!

Quem divulgou a notícia foi a própria Billboard, que coleta a principal parada de sucessos do país. O Queen está alocado na Hot Rock Songs, uma lista normalmente destinada a canções novas, mas que inclui relançamentos quando estes ganham grande destaque, como explica a própria revista.

O ranking semanal da Hot Rock tem data de 02 de Março e coleta vendas físicas, streamings e downloads. A canção Bohemian Rhapsody ficou em 3° lugar da lista, com um crescimento de 80% nos downloads e voltando as primeiras posições das paradas depois de já ter reaparecido em novembro do ano passado, quando o filme foi lançado.

Bohemian Rhapsody é uma faixa do álbum A Night at The Opera, de 1975, o quarto álbum do Queen. Composta por Freddie Mercury como um pastiche de ópera embalado em rock e contando a sombria história de um cara que matou um homem e está com medo de ir à cadeia, a canção se destaca por várias mudanças de ritmo e os poderosos arranjos vocais, o que ocasiona em longa duração, também.

A canção foi lançada como single na época e chegou ao primeiro lugar das paradas, posição ao qual retornou em 1991, quando Mercury morreu.

Mas não fica por aí: o Queen ocupa 5 posições no Top 10, além de Bohemian Rhapsody (3°), tem Another One Bite The Dust (5), We Will Rock You (6), Don’t stop me now (9) e Somebody to love (10).

No restante do Top 20, mais 5 posições: We are The Champions (11), Under pressure (12), Killer Queen (14), Radio Ga-Ga (17) e Fat bottomed girl (20).

E a esteira de sucesso continua com mais 6 posições no restante do Top 50: I want to break Free (21), Crazy little thing called love (22), Love of my Life (25), Radio Ga-Ga (sim, de novo, agora na versão ao vivo do Live Aid, presente na trilha sonora do filme, 28), We are The Champions (sim, de novo, agora na versão ao vivo do Live Aid, presente na trilha sonora do filme, 36), Hammer to fall (37).

Apenas mais um grande recorde para a banda de Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor.