A banda britânica The Rolling Stones recebeu uma homenagem da NASA na quinta-feira, dia 22 de agosto: o grupo recebeu um certificado na qual o nome da banda é usado para nomear oficialmente uma rocha que foi flagrada em movimento em Marte pela sonda Curiosity. Literalmente, o nome do grupo pode ser traduzido como “pedras rolantes”.

A rocha marciana foi deslocada por mais de um metro acima da superfície do planeta vermelho por causa do efeito do pouso da Curiosity em solo. A câmara do robozinho flagrou o rastro da rocha, que possui o tamanho de uma bola de golfe. Embora pareça um feito pequeno, este é o primeiro registro da movimentação de pedras pelo efeito de pouso de um artefato terráqueo em um outro planeta.

O certificado oficial da homenagem foi entregue à banda no dia 22 em meio a um concerto em Pasadena, na Califórnia, da atual turnê de Mick Jagger e Cia. pelos Estados Unidos, das mãos do ator Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro de Vingadores – Ultimato).

A The Rolling Stones Rock faz menção ao nome do grupo, cujo sentido, mais do que literal, diz respeito aos andarilhos que cruzavam os EUA como músicos itinerantes, vivendo de modo irregular; especialmente bluesmen. O nome veio originalmente de uma canção do bluesman Muddy Waters, The rollin’ stone blues, gravada nos anos 1950.

Os Rolling Stones foram fundados em 1962, em Londres, na Inglaterra, e desde então, são uma das mais importantes e influentes bandas de rock da história. Do quinteto original, ainda estão no grupo Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra) e Charlie Watts (bateria); e Ron Wood (guitarra), completa a banda desde 1975. Os Stones estão em turnê e têm planos de lançar um novo álbum ainda este ano.