Um grande anúncio foi realizado ontem para o lançamento do HBO Max, o canal de streaming do famoso canal a cabo que é parte do grupo Time-Warner/AT&T e eles incluem pelo menos quatro séries da DC Comics, entre elas, uma focada no Lanterna Verde.

Hal Jordan nos quadrinhos. Arte do brasileiro Ivan Reis.

A série do policial espacial membro da Tropa dos Lanternas Verdes foi confirmada por Greg Berlanti, que será um dos produtores. Berlanti é o produtor do Universo DC na TV, que se desenvolveu a partir de Arrow, por isso é chamado de Arrowverse, e inclui The Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow, todas exibidas pelo canal The C.W. nos EUA. O produtor também tem envolvimento com séries da DC em outras plataformas, como aquelas do DC Universe, o streaming próprio da companhia, que exibe Titans, dentre outros.

Ryan Reynolds como o Lanterna Verde.

Curiosamente, Berlanti também esteve envolvido como roteirista no filme Lanterna Verde, de 2011, estrelado por Ryan Reynolds (Deadpool) e que foi um dos maiores fracassos da história do cinema recente, odiado por público e crítica.

No anúncio não foi dada nenhuma outra informação sobre o vindouro programa, nem sobre a trama, a ambientação nem datas de gravação ou lançamento. Berlanti apenas garantiu que (via The Hollywood Reporter):

Esses dois programas originais de propriedades da DC [o outro é Strange Adventures, falaremos mais abaixo] que criaremos para o HBO Max serão coisas jamais vistas na televisão. Uma série do tipo antologia sobre contos variados num mundo em que superpoderosos existem, e, no que promete ser nosso maior show da DC já feito, iremos ao espaço com uma série de televisão do Lanterna Verde. Mas eu não posso revelar nada mais além disso.

A questão fica aberta para os fãs porque existem várias versões do Lanterna Verde, que na verdade, é um posto e não um personagem propriamente dito. A versão mais conhecida do herói é Hal Jordan, um piloto de testes da Força Aérea americana que é desprovido de medo e digno, o que o leva a ser recrutado por um alienígena para integrar a Tropa dos Lanternas Verdes, uma força policial que patrulha o cosmos e garante sua segurança, tornando-se o primeiro terráqueo a ocupar tal posto. Embora um outro personagem com o nome Lanterna Verde houvesse sido criado em 1940, a versão de Jordan foi criada pelo editor Julius Schwartz, o escritor John Broome e o desenhista Gil Kane em 1959, estreando em Showcase 22, depois, ganhando uma revista solo, Green Lantern, em 1960, mais ou menos ao mesmo tempo em que o herói era incluído como membro fundador na Liga da Justiça.

Nas décadas seguintes, outros heróis terráqueos foram assumindo a função de Lanterna Verde, substituindo Hal Jordan de modo temporário ou permanente, como Jon Stewart, Guy Gardner, Kylo Rayner. Nos últimos anos, ainda surgiram versões como o muçulmano Simon Baz (2011) e a latina Jessica Cruz (2013).

As outras duas séries são Strange Adventures e DC Superhero High, sobre as quais se sabe muito pouco. A primeira traria contos do tipo “e a moral da história é…” baseados num mundo em que existem os super-heróis; e a segunda é descrita como uma imaginação dos heróis da DC no Ensino Médio (High School).

Há ainda uma quarta série em desenvolvimento: uma adaptação de DMZ, história do selo Vertigo (para leitores adultos) sobre um mundo pós-apocalíptico em que ocorreu uma segunda Guerra Civil nos EUA, criada por Brian Wood e Riccardo Burchielli. O programa teria a diretora Ava DuVernay (que irá criar um filme de Os Novos Deuses para a DC) no episódio piloto e roteiro de Roberto Pattino.