O próprio diretor Matt Reeves confirmou via Twitter que o ator John Turturro irá interpretar o chefão mafioso de Gotham City, Carmine Falcone em The Batman. A revelação apenas reforça a ideia de que o filme irá adaptar a história O Longo Dia das Bruxas.

Na cronologia do Batman, Falcone é o maior chefão mafioso de Gotham quando o cavaleiro das trevas inicia sua carreira contra o crime, representando a velha guarda de criminosos anterior à ascensão dos malucos fantasiados. O vilão foi criado por Frank Miller e David Mazzucchelli em Batman: Ano Um, de 1987, que conta a origem moderna do homem-morcego, mas ganhou ainda mais importância em Batman: O Longo Dia das Bruxas (ou O Longo Halloween), de Jeph Loeb e Tim Sale, de 1995. O gangster apareceu em Batman – Begins numa representação similar, interpretado por Tom Wilkinson.

Carmine Falcone em “Batman Begins”.

O Longo Dia das Bruxas teve diversos elementos usados no cinema, especialmente em Batman – Begins e sua sequência, Batman – O Cavaleiro das Trevas, mas principalmente, aspectos de ambientação e não de sua trama geral.

Carmine Falcone, já com sua cicatriz, na arte de Tim Sale.

Na HQ, vemos a máfia tentando se reorganizar para combater o Batman ao mesmo tempo em que os malucos fantasiados emergem como a nova força motriz do crime de Gotham City. Paralelo a isso, o homem-morcego forja uma aliança com o Capitão (futuro Comissário) Gordon e o Promotor Público Harvey Dent, que processo terminará se transformando no vilão Duas Caras. A linha principal da narrativa é o surgimento de um serial killer chamado de Feriado que mata suas vítimas nas datas comemorativas, tendo como alvo especialmente figuras da máfia.

Tudo isso parece combinar com o que sabemos até agora sobre The Batman: mostrar Bruce Wayne jovem e no início da carreira, ter foco no aspecto detetive de Batman, clima noir, trazer vários vilões (Pinguim, Duas Caras, Mulher-Gato, Charada e mais alguns menores), e agora, Carmine Falcone.

Saiba mais sobre Batman: O Longo Dia das Bruxas na lista das Melhores Histórias do Batman do HQRock.

E também aqui, sobre a adaptação em desenho animado em longametragem.

The Batman é dirigido por Matt Reeves, a partir de roteiro dele e de Mattson Tomlin e tem no elenco Robert Pattinson (Bruce Wayne/ Batman), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), Zoe Kravitz (Selina Kyle/ Mulher-Gato), Colin Farell (Pinguim), Andy Serkis (Alfred Pennyworth), Paul Dano (Edward Nashton/ Charada) e Jayme Lawson (papel não revelado). A estreia será em 25 de junho de 2021.