A Southby’s de Londres vai leiloar a gravação da audição rejeitada dos Beatles na gravadora Decca, um dos episódios mais emblemáticos da carreira da banda que se tornou o maior fenômeno musical do século XX.

A casa de leilões espera a fita master com a gravação atinja um valor entre 50 e 70 mil Libras ou US$ 65 e 90 mil.

Os Beatles estavam no início da carreira e fazia apenas um ano e meio que tinham assumido seu nome e a formação básica com John Lennon, Paul McCartney e George Harrison na linha de frente. A banda havia acabado de assinar um contrato com o empresário Brian Epstein, que lhes conseguiu uma audição na gravadora Decca, uma das principais do Reino Unido.

A banda chegou a Londres no ano novo de 1962, depois de uma viagem de seis horas sob muita neve, para tocar um set de 15 canções, que foi gravado. Os Beatles expuseram um pouco do que tocavam nos clubes – como o The Cavern Club, de Liverpool, usa terra natal – e também já alguns números originais compostos pela dupla Lennon-McCartney, mas a Decca não se interessou pelo grupo, anotando que os grupos de guitarra estavam em declínio.

Epstein conseguiu guardar uma cópia da gravação para usar como demo e prosseguiu na busca de uma gravadora, e conseguiu seis meses depois um contrato com o selo Parlophone da EMI Records.

Nos anos 1960 e 70, a fita, que ficou conhecida como The Decca Tapes, acabou vazando na pirataria e virou um item popular entre os colecionadores.

O set list é o seguinte:

  1. Like dreamer’s do
  2. Money (that’s what I want)
  3. Till there was you
  4. Sheik of Arab
  5. To know her is to love her
  6. Take good care of my baby
  7. Memphis, Tenessee
  8. Sure to fall (in lovin’ with you)
  9. Hello little girl
  10. Three cool cats
  11. Crying, waiting, hoping
  12. Love of loved
  13. Setember in The rain
  14. Besame mucho
  15. Searchin’

Das 15 faixas da audição, apenas 4 foram lançadas oficialmente: Like dreamer’s do e Hello little girl (ambas de Lennon-McCartney), Three cool cats e Searchin’ saíram no The Beatles Anthology Vol. I, de 1995, uma coleção de gravações inéditas da banda. Mas o restante é conhecido apenas via bootlegs, embora o grupo tenha gravado Money e Till there was you no seu segundo álbum, With The Beatles, de novembro de 1963; uma outra versão de Besame mucho também saiu em Anthology (mas gravada na EMI); e versões outras de Memphis, Tenessee, Crying, waiting, hoping, e To know her is to love her tenham saído em Live at BBC, de 1994, coleção de gravações inéditas ao vivo nos estúdios da rádio BBC.

Na época do teste da Decca Records, Lennon, McCartney e Harrison eram acompanhados pelo baterista Pete Best, que sairia da banda antes da contratação na EMI, substituído por Ringo Starr.

Apesar do valor histórico da fita da Decca, os Beatles nunca se interessaram em lançar o material na íntegra porque simplesmente acham que não tocaram bem naquele dia, como é dito no documentário que acompanha Anthology. Segundo os próprios membros da banda, o fato de terem saído direto de uma longa e cansativa viagem de carro no inverno para o estúdio, aliado ao nervosismo de estar em uma grande gravadora pela primeira vez atrapalhou a performance da banda.

De fato, uma simples audição das faixas disponíveis já mostra que o grupo não está espetacular, ao contrário de outros registros da mesma época disponíveis no Anthology Vol. I. Outro ponto é o repertório estranho escolhido (provavelmente para criar algo menos rock and roll e mais palatável aos olhos da gravadora), com um excesso de canções de natureza pop, enquanto o grupo se dá muito melhor números de rock ou de R&B, como mostram muito bem as versões de Memphis, Tenessee e To know her is to love her, respectivamente, no Live at BBC.

Além da fita da Decca, serão leiloados vários outros itens dos Beatles, como o violão Jaguar 1959 de George Harrison, um óculos escuros de John Lennon de 1966, roupas usadas pela banda e mais.

O leilão será online no site da Southby’s, começou ontem, dia 06, e segue até o dia 10 de dezembro.