Embora as gravações já tenham começado há um bom punhado de dias com cenas externas na cidade de Londres, na Inglaterra, hoje de manhã o diretor Matt Reeves postou no Twitter o início oficial das filmagens de The Batman, o que foi acompanhado por um release oficial da Warner Bros., que finalmente confirma o papel de Peter Sarsgaard e o restante do elenco.

Para aqueles que pensavam que Peter Sarsgaard iria interpretar Harvey Dent, o Promotor Público de Gotham City que termina se transformando no vilão Duas Caras, o comunicado diz que o ator realmente interpreta um PP, mas não é Harvey Dent, e sim, Gil Colson, um personagem novo. Aliás, é bom destacar: Dent não está na lista divulgada, o que parece indicar que o personagem definitivamente não está no filme.

Isso se soma a alguns rumores antigos de que nas revisões de roteiro Matt Reeves havia cortado um (ou dois) dos vilões do filme e é provável que o Duas Caras seja um desses. É muito possível que o longa mostrasse, na verdade, a origem de Dent, caindo de um Promotor Público honesto e aliado do Batman no combate ao crime, para um criminoso doentio e desfigurado que decide suas ações jogando na sorte uma moeda que tem um dos lados danificados. Mas segundo o release, Dent sequer está no filme. Há menos que o estúdio esteja escondendo algo ou fazendo um joguinho. Contudo, é possível que, dada a complexidade da história de Dent – já vista no cinema em Batman – O Cavaleiro das Trevas, de 2008 – o vilão esteja sendo guardado para um filme futuro com mais calma e espaço de tela.

Dentre as outras informações interessantes do release, é confirmado que o personagem James Gordon não será ainda o Comissário de Polícia, como normalmente é retratado, mas começará o filme como um veterano detetive do Departamento de Polícia de Gotham City (GCPD na sigla em inglês). Como o filme se passará no início da carreira de Batman, tal escolha mimetiza as origens modernas do personagem, que mostram Gordon escalonando postos na polícia na medida em que sua campanha contra o crime organizado é bem sucedida com a parceria com o cavaleiro das trevas.

Também ficamos sabendo o nome da personagem vivida por Jayme Lawson: ela será uma candidata à prefeita chamada Bella Reál. Isso pode dar um contexto político ao filme e cabe saber se ela será uma pessoa justa lutando contra a criminalidade disseminada em Gotham ou uma marionete do crime organizado.

Também é curioso notar que a lista oficial do elenco traz três grandes vilões: Mulher-Gato, Charada e Pinguim. Anteriormente, os rumores garantiam mais três: o descartado Duas Caras e outros dois bem menores em importância, o incendiário piromaníaco Vagalume e o alucinado Chapeleiro Louco.

Se não houver nenhuma “pegadinha” no release – ou seja, não se esteja guardando algum tipo de segredo (o que pode estar segundo alguns rumores da trama) – é bem possível que Vagalume e Chapeleiro Louco ainda apareçam, mas apenas como ameaças secundárias (ou terciárias) que ocuparão o Batman enquanto a trama principal se movimenta. Daí, esses personagens podem ser interpretados por figurantes ou coadjuvantes menores.

O Charada no traço de Jim Lee.

Do mesmo modo, a presença daqueles três principais parece indicar mais ou menos o status quo de cada um no filme: o Charada será provavelmente o vilão que motivará o Batman a precisar usar seu lado detetive no filme – justificando as declarações de Matt Reeves de que seu filme irá ter conotação noir (os velhos filmes de detetive em preto e branco) e mostrará o cavaleiro das trevas como o “maior detetive do mundo”, posto que tem nos quadrinhos, mas que sempre foi pouquíssimo usado no cinema.

Para além dele, o Pinguim provavelmente terá o status que tem nos quadrinhos hoje, como um crime lord, um chefão do crime, que mistura negócios legais e ilegais, mas termina sendo também um importante informante do Batman. Neste ponto, cabe refletir qual será a dinâmica entre Oswald Cobblepot (o nome verdadeiro do Pinguim) e Carmine Falcone, que é um mafioso tradicional nos quadrinhos e também está no filme.

E por fim, é muito provável que a Mulher-Gato seja mostrada como alguém na fina corda entre o bem e o mal, uma ladra bem intencionada que não só será um interesse amoroso ao Batman, mas também sua aliada em alguma medida. Não exatamente uma mocinha, mas também não uma vilã.

Por fim, para aqueles que estão se perguntando porque o início das filmagens foi hoje se já faz algumas semanas que vemos cenas sendo gravadas em Londres com carros de polícia e TV com o nome de Gotham City; a resposta: esta contagem diz respeito ao que no mundo do cinema se chama de filmagem principal, que é aquela que envolve os personagens principais e as ações importantes de um longa e envolvem, portanto, de modo mais incisivo o diretor e o elenco principal. Porém, antes e depois das filmagens principais ocorrem as secundárias, também chamadas de filmagens de segunda unidade – que muitas vezes não envolvem nem o elenco nem o diretor – que se dedicam àquelas cenas de complemento, como mostrando carros passando, a tomada aérea de um parque ou edifício, transeuntes passando ou coisa do tipo.

Provavelmente, as gravações que transcorreram em Londres até agora foram desse tipo, mostrando a ambiência de Gotham City, enquanto hoje, Matt Reeves começou de verdade seu trabalho conduzindo as câmeras.

Isso significa que logo, logo veremos Robert Pattinson perambulando pelas ruas em seu modo Bruce Wayne e, com alguma sorte – embora aí sejam bem menos provável – também em seu traje de Batman. Caso este último venha a ocorrer, é quase certo que a Warner opte antes por exibir oficialmente o visual do cavaleiro das trevas, de modo que as primeiras imagens do novo Batman sejam fotografias de boa qualidade e não imagens borradas e mal feitas capturadas por curiosos ou paparazzis no meio da rua.

Mesma coisa vale para o caso do Batmóvel perambulando pelas ruas. Mas segundo uma notícia que divulgamos há alguns dias, são esperadas gravações do veículo do homem-morcego não em Londres, mas em Glasgow, na Escócia no final de fevereiro, outra cidade que, assim como a capital da Inglaterra, irá dublar para Gotham City.

The Batman é dirigido por Matt Reeves, com roteiro de Reeves e Mattson Tomlin. O Elenco traz: Robert Pattinson (Bruce Wayne/Batman), Zoe Kravitz (Selina Kyle/ Mulher-Gato), Paul Dano (Edward Nashton/ Charada), Jeffrey Wright (Detetive James Gordon, futuro Comissário de Polícia), John Turturro (Carmine Falcone), Peter Sarsgaard (Promotor Público Gil Colson) e Jayme Lawson (Bella Reál); com participação de Andy Serkis (Alfred Pennyworth) e Colin Farrell (Oswald Cobblepot).