Puxa vida, que situação embaraçosa para a LucasFilm. Alguns dias atrás noticiamos o vazamento de um suposto roteiro da versão do diretor Colin Trevorrow para o filme que viria a ser Star Wars – A Ascensão Skywalker. Agora, o próprio diretor terminou por confirmar o vazamento. Isso não seria nada demais se o Episódio IX da saga espacial, que chegou aos cinemas pelas mãos de J.J. Abrams, não tivesse sido recebido com frieza e insatisfação e, agora, a internet começa a achar que a outra versão seria melhor!

Há algo estranho nessa história, como se alguém quisesse provar um ponto de vista contra a LucasFilm ou a própria The Walt Disney Company (empresa-mãe da casa de Star Wars). Será que é o próprio Trevorrow?

O diretor iria dirigir o Episódio IX, que sob seu comando se chamaria Duels of the Fate (ou Duelo de Destinos), mas após a recepção divisiva de Star Wars – Os Últimos Jedi, de Rian Johnson, Trevorrow terminou sendo trocado por J.J. Abrams, que já tinha dirigido o primeiro capítulo da Nova Trilogia, O Despertar da Força e lançou A Ascensão Skywalker.

Lançado em dezembro último, Skywalker já ultrapassou a barreira de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, mas foi recebido friamente pela crítica e muitos fãs não gostaram das escolhas do filme, que envolvem promover um tipo de “ciclo fechado” com a volta do Imperador Palpatine – que na cronologia da saga havia morrido mais de 30 anos antes, em O Retorno de Jedi (o filme é de 1983) – e um arco de redenção para Kylo Ren.

Leia a Resenha do HQRock para Star Wars – A Ascensão Skywalker.

Alguns dias atrás, o roteiro de Duelo de Destinos vazou e depois uma série de imagens conceituais do Episódio IX vieram à tona e, logo, muitos vincularam as imagens ao projeto de Trevorrow. O diretor veio ao Twitter e elogiou as artes e os artistas, mas disse que não eram de seu filme e que era importante dar esse crédito. Mas ontem, vieram à tona imagens conceituais da versão de Trevorrow e o diretor confirmou que eram legítimas. E melhor ainda: as imagens confirmam direitinho o roteiro vazado.

Para não repetir a história, o HQRock atualizou a postagem com a transcrição do roteiro com as imagens conceituais. Confira!

A descrição do roteiro e as imagens criam a ilusão de um filme melhor do que A Ascensão Skywalker e os críticos e fãs já estão imaginando um “o que aconteceria se…” sobre a versão de Trevorrow.

Para piorar ainda mais a situação, em uma já famosa declaração, J.J. Abrams terminou reclamando de algumas decisões da Disney (como apressar a produção) e que algumas de suas escolhas terminaram fora do filme, o que já fez até alguns fãs pedirem para ver uma Abrams’ cut ou uma versão de diretor de Abrams, no mesmo estilo de Zack Snyder e Liga da Justiça.

Todo esse panorama só piora a situação da LucasFilm, que vem sofrendo críticas duras por ter justamente apressado uma série de produções no afã de ter vários lançamentos (e mais dinheiro, portanto) que renderam vários problemas, não apenas a má recepção de Os Últimos Jedi; mas antes disso, teve que refilmar todo o 3º Ato de Rogue One (embora o filme tenha sido muito elogiado em sua versão final); e o fracasso glorioso de Han Solo (que ainda teve a demissão de sua dupla de diretores quando 3/4 das gravações já haviam sido feitas e um novo diretor teve que filmar tudo de novo). Para completar, hoje mesmo noticiamos que a produção da série de TV Obi-Wan Kenobi, que já tinha começado em Londres foi abruptamente interrompida e adiada porque a presidente da LucasFilm, Kathleen Kennedy, decidiu que não estava satisfeita com os roteiros e preferiu refazê-los.

Tudo isso indica que a LucasFilm precisa de uma “chamada” e seus executivos necessitam refletir um pouco sobre a importância de seu legado e que o modo apressado não tem dado bons resultados e pode manchar a reputação da franquia. Embora a série de TV The Mandalorian (exibida no Disney+) tenha feito grande sucesso e agradado público e crítica, a mácula causada por Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker não deve ser minimizada e já se reflete neste último tendo uma bilheteria muito inferior ao anterior.

O sinal de alerta já tinha sido dado quando a Disney cancelou uma série de filmes que estavam programados dentro da franquia (duas outras trilogias e filmes sobre Obi-Wan – este virou uma série – e Boba Fett, dentre outros), mantendo uma data nebulosa apenas para 2023. Mas agora, o alerta duplicou.

Outro ponto é que o criador George Lucas, que criou a saga e vendeu a LucasFilm para a Disney em 2013, tendo se afastado desde então, foi trazido de volta como um tipo de consultor criativo para a franquia.

É bom que fiquem atentos!