O baterista do Pink Floyd, Nick Mason, formou a banda The Saucerful of Secrets para tocar apenas canções da primeira (e menos conhecida) fase de sua clássica banda, e aqueles lançarão agora um álbum ao vivo, que sairá nos formatos de áudio e vídeo, divulgou a Rolling Stone.

Nick Mason’s The Saucerful of Secrets: Live at the Roundhouse, foi gravado na casa de shows homônima, em Londres, em 2019, e será lançado em CD duplo, DVD, LP duplo e Blu-ray. O set list traz 22 faixas:

  1. Beginnings
  2. Interstellar Overdrive
  3. Astronomy Domine
  4. Lucifer Sam
  5. Fearless
  6. Obscured by Clouds
  7. When You’re In
  8. Remember a Day
  9. Arnold Layne
  10. Vegetable Man
  11. If
  12. Atom Heart Mother
  13. The Nile Song
  14. Green Is the Colour
  15. Let There Be More Light
  16. Childhood’s End
  17. Set The Controls for the Heart of the Sun
  18. See Emily Play
  19. Bike
  20. One of These Days
  21. A Saucerful of Secrets
  22. Point Me at the Sky

Todas as canções são da fase underground do Pink Floyd, entre 1967 e 1972, antes do grupo estourar no mundo inteiro com o álbum Darkside of the Moon, de 1973, e se tornar um dos grupos de maior sucesso da história do rock e um dos mais importantes também. Essa fase inicial, pouco conhecida para além dos fãs mais dedicados do grupo, é cheio de pérolas incríveis, e tem um som ainda mais experimental e psicodélico do que quando o quarteto se tornou mais famoso.

O período 1967-1972 abordado pela The Saucerful of Secrets – que aliás tira seu nome da faixa título do segundo álbum do Pink Floyd, de 1968 – abriga tanto a fase com o primeiro líder, o cantor e guitarrista Syd Barrett, expulso do grupo por ter enlouquecido devido ao uso abusivo de drogas alucinógenas; quanto do período posterior, com a liderança e as composições majoritariamente nas mãos de Roger Waters, mas os vocais e a guitarra de David Gilmour, que substituiu Barrett.

A primeira faixa de trabalho do Saucerful é Fearless, bela canção de acento folk que o Pink Floyd lançou no álbum Meddle, de 1971.

Live at Roundhouse será exibido em um circuito restrito de cinemas no dia 10 de março e chegará às lojas em 17 de abril. O primeiro evento contará com uma rodada de perguntas e respostas de Nick Mason e a banda.

O Saucerful of Secrets conta com Nick Mason (bateria), Gary Kemp, ex-Spandau Ballet (vocais e guitarra), Lee Harris (guitarra e vocais), Guy Pratt, baixista de palco do Pink Floyd, de 1987 a 1996 (vocais e baixo) e Dom Beken (teclados). Live at Roundhouse será lançado pela Sony Music.