Segundo o Star Wars Unity, endossado pelo We Got This Covered, apesar de ter ido muito mal nas bilheterias e na resposta da crítica, Han Solo – Uma História Star Wars pode ganhar spin-off (derivado) na TV, ou seja, séries no Disney+. A LucasFilm está bastante interessada em ter o ator Donald Glover de volta ao papel de um jovem Lando Calrissian.

Além disso, o estúdio quer desenvolver a subtrama deixada em aberto por Solo, que diz respeito ao sindicato do crime Crimson Dawn e seu líder, o ex-guerreiro Sith Darth Maul. É possível que ambos os elementos – Lando e Maul – sejam reunidos em um programa. Quem sabe?

Solo foi um fiasco, com uma produção problemática na qual a dupla de diretores Phil Lord e Christopher Miller foram demitidos depois de filmar 3/4 do longa – pretensamente, a LucasFilm não gostou do tom de comédia escrachada que o duo queria imprimir – o que levou à substituição pelo veterano Ron Howard, as refilmagens e o lançamento para um fracasso de bilheteria. O estúdio poderia ter mudado a data de estreia do primeiro trimestre de 2018 para o mês de dezembro, quando tradicionalmente estreiam dos filmes de Star Wars, mas não o fez e isso deve ter contribuído.

Mas Solo falhou em apresentar uma trama interessante e é supercarregado de referências desnecessárias. Veja a Resenha do HQRock clicando aqui.

Mas a maioria dos críticos – e alguns fãs – gostaram da versão jovem de Lando Calrissian vivida por Donald Glover. A LucadFilm também gostou e o Star Wars Unity diz que o estúdio quer continuar a parceria. E o Disney+ é o caminho.

Vader, Lando e Boba Fett.

Calrissian apareceu pela primeira vez em O Império Contra-Ataca (1980), como um velho contrabandista amigo de Han Solo, agora, proprietário de uma mina no planeta Bespin, que aceita abrigar o velho parceiro e seus amigos, que estão fugindo do Império. Mas o caçador de recompensas Boba Fett persegue os heróis e entrega o plano a Darth Vader, que chega antes e obriga Lando a trair Solo.

Lando Calrissian e Han Solo em O Império Contra-Ataca..

O ex-contrabandista se arrepende e ajuda os mocinhos no final. No filme seguinte, O Retorno de Jedi (1983), Calrissian já é um respeitado membro da Aliança Rebelde e tem um papel decisivo ao explodir a segunda Estrela da Morte na Batalha de Endor.

Mais de 30 anos depois, o ator Billy Dee Williams reprisou o papel de Lando em uma participação pequena em A Ascensão Skywalker. Glover interpretou Calrissian bem jovem, na época em que conhece Han Solo.

Darth Maul apareceu em A Ameaça Fantasma (1999), filme que se passa mais ou menos 35 anos antes de O Império Contra-Ataca. Na trama, ele é o Sith aprendiz de Darth Sidious, o Senador Palpatine que no futuro se tornaria o Imperador ao derrubar a República Galáctica. Mas Maul é morto na batalha final contra o também aprendiz (mas Jedi) Obi-Wan Kenobi.

Contudo, nos desenhos animados de Star Wars – que são canônicos – foi mostrado que Maul não morreu, mesmo tendo sido cortado ao meio pelo herói. Usando a avançada ciência da saga e pernas mecânicas, ele retornou como um agente das sombras. O fim de sua jornada é mostrada no desenho Rebels, no qual 30 anos depois o Sith tenta matar Luke Skywalker quando este ainda é uma criança e é definitivamente eliminado por Kenobi.

Os filmes, porém, ignoraram este elemento justamente até Solo, cujo final revela que Maul é o líder do Crimson Dawn.

Será que a LucasFilm irá criar uma trama para reunir Lando e Maul? Você gostaria de ver isso?

Na verdade, um grande número de projetos devem estar sendo analisados nas mesas da LucasFilm. Daí as notícias. O próprio We Got This Covered já tem outra notícia falando de um filme solo sobre o herói Poe Dameron, da Nova Trilogia. Quem sabe?